“Nós vendemos histórias, eles vendem óculos”


Equipe da Franquia da Chilli Beans - Proprietária: Fabiana Jorge Maciel
Preparem-se! Nas linhas que se seguem teremos uma grande e apimentada aula sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

Dando sequência aos posts sobre empreendedorismo “VOCÊ FAZ COISAS EXTRAORDINÁRIAS?” e “Você sabe o que o iPod, o Google e o Cirque du Soleil têm em comum?”, apresentamos a vocês a primeira entrevista de nosso Blog. Como não poderia deixar de ser, escolhemos a dedo o tema e o entrevistado, nesse caso a entrevistada. E o resultado é um texto inspirador, recheado de dicas e "pulos do gato", melhor dizendo, da gata. 


Fabiana Jorge Maciel
A Empreendedora 

Entrevistamos a Empresária e Advogada Fabiana Jorge Maciel, que mantém e administra uma franquia da Chilli Beans. Ela conta atualmente com 4 pontos de vendas em Minas Gerais, sendo 2 na cidade de Montes Claros, 1 em Patos de Minas, e 1 em Uberlândia. E com previsão de expansão nas cidades de Uberaba e Uberlândia.

O Negócio 
www.chillibeans.com
A Chilli Beans é a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América do Sul. A empresa tem 600 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru e, recentemente, Israel. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, lança semanalmente dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau.

A empresa foi pioneira no conceito de ótica self service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e também a primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização, que permite que o cliente fabrique seus próprios óculos.

Recentemente, foi eleita a melhor franquia em expansão internacional, pelo prêmio LIDE de Varejo.

A entrevista (veja aqui a entrevista na íntegra)


Para o Rio virar Mar: Como surgiu a ideia de ter seu próprio negócio?

Sempre fui uma pessoa muito observadora e ligada às relações interpessoais, mas a descoberta da minha “veia empreendedora” aconteceu com a Chilli Beans.

Depois de alguns anos atuando como advogada comecei a pensar na possibilidade de ter uma segunda atividade.

A Chilli Beans foi escolhida em razão da afinidade com o estilo da marca, descontraída, despojada, moderna – uma das campanhas que a Chilli já teve resume um pouco isso: “Chilli Beans – você pode ser o que você quiser”.

Eu gosto muito da advocacia, a minha profissão por formação. Mas, é uma atividade pesada, em que você está sempre envolvido em litígios (buscando a solução, é claro, mas sempre existe a tensão do problema).

A Chilli Beans, ainda que os problemas diários existam (como todo trabalho), é leve e alegre. Me dá mais prazer.

Para o Rio virar Mar: Faça uma linha do tempo sobre seu empreendimento.

Me inscrevi no site da Chilli em 2007 e somente depois de uns 2 anos, em 2009, recebi de volta o contato do responsável. Depois deste primeiro contato as tratativas e negociações foram rápidas.

Sempre conversei muito com meu pai sobre esses planos e ele, com a longa experiência do mundo corporativo, foi um pouco desconfiado para a nossa reunião marcada para acontecer em são Paulo. Ele não acreditava que as pessoas pudessem comprar tantos óculos de forma a tornar o negócio rentável (aliás, até hoje ele se espanta com clientes que compram sempre – há os que já têm mais de 15 modelos de óculos).

Depois disso, abrir empresa, negociar com shopping local, selecionar e treinar funcionários, comprar estoque inicial, etc. Tudo muito novo para mim, mas um desafio delicioso e a cada dia mais empolgante. E sempre com a orientação da Chilli, através do consultor.

Optamos por iniciar com um quiosque. O investimento inicial é menor e o custo mensal também. O quiosque em Montes Claros/MG foi inaugurado no dia 24/09/2009. E foi sucesso!

A maioria das pessoas da cidade não conhecia a Chilli Beans, mas a aceitação foi impressionante. O quiosque (ainda num modelo menor que o atual) estava sempre cheio. Numa certa ocasião uma pessoa que passava perguntou se “estavam dando alguma coisa”, tão cheio que estava.

A data da inauguração foi excelente. Uniu a força que tem a novidade com o natal e férias. Ótima época para um negócio que vende óculos escuros.

Em 16/10/2010 inauguramos o quiosque de Patos de Minas/MG.

Com o crescimento do quiosque de Montes Claros, inauguramos uma loja no mesmo shopping em 04/11/2011.

A princípio, a ideia da Chilli e do shopping local seria a simples substituição do quiosque pela loja. Mas resolvemos manter o quiosque, fazendo apenas uma transferência de corredor dentro da expansão. Essa decisão foi excelente, pois a loja não absorveria todos os clientes do quiosque. Principalmente considerando o tamanho do shopping (a maioria das pessoas circula em áreas específicas, poucas andam no shopping inteiro).

Em 26/06/2013 foi inaugurado o nosso quarto ponto de venda, uma loja no centro de Uberlândia/MG. A inauguração desta loja abre para nós um novo plano de expansão na região do Triângulo Mineiro.

A previsão é que no 1° semestres de 2015 sejam inaugurados os novos shoppings de Uberlândia e Uberaba/MG, e participaremos com o quiosque.

Então, hoje são 4 pontos de venda, com média de 5 funcionários em cada ponto. 


Para o Rio virar Mar: Quais foram os fatores decisivos para que as ideias se materializassem e o negócio começasse a funcionar?  

- Desejo por outra atividade;

- Afinidade com o negócio escolhido;

- Estudo dos prós e contras do negócio e do mercado, minimizando os riscos;

- Coragem e atitude para iniciar todo o processo de implantação do negócio;

Depois de iniciado, o acompanhamento diário, tanto na rotina diária do ponto de venda, quanto fora, na análise de compras e indicadores, e na negociação para redução de custos, etc., visando melhorar a rentabilidade do negócio.

Para o Rio virar Mar: “Mais que uma marca, a Chilli Beans é uma filosofia e os seus franqueados levam a pimenta como estilo de vida”. Qual é a pimenta da Chilli Beans que faz desse modelo de negócio um sucesso?

O dinamismo da marca associado com a paixão que todos têm pelo que fazem, a começar do dono da marca, o Caito Maia. E isso é transmitido de forma muito intensa para franqueados e toda a equipe de colaboradores.

Inúmeros vendedores chegam a tatuar a marca no corpo, fazendo da Chilli mais do que um simples local de trabalho, mas um estilo de vida.

As convenções da Chilli Beans são famosas dentro do varejo nacional (diversas outras franquias comentam sobre ela como um exemplo). As vagas para participar da convenção são disputadas com unhas e dentes. Normalmente fazemos corridas e vence o vendedor que atinge maior percentual sobre a meta.

As coleções são aguardadas ansiosamente, toda semana. Abrir a mercadoria que chega é um evento!

Por trás disso existem as “histórias” das coleções. E acredito que este seja o grande diferencial para despertar a paixão tanto nas equipes quanto nos clientes.

As coleções são temáticas e tem história por trás do desenvolvimento do produto, e que é replicado para todos. São essas histórias que agregam valor aos óculos e relógios, despertando o desejo, a necessidade de se ter aquela peça.

A atual campanha é chamada “Loucuras da Nobreza” e utiliza materiais nobres, tendo óculos banhados a ouro e de madrepérola, por exemplo.

Enfim, essas histórias é que fazem da Chilli Beans uma marca tão especial. O Caito Maia, ao falar de outras marcas, costuma dizer que “nós vendemos histórias, eles vendem óculos”.

O Caito faz visitas a todos os pontos de venda, na chamada turnê (ele leva um representante de cada setor: comercial, marketing, produto, expansão, etc.). A galera enlouquece quando ele aparece, dão presentes, querem tirar fotos, é uma loucura mesmo.

E com isso, ele controla tudo, sabe tudo o que acontece nos PDVs e a solução é imediata. Em uma ocasião na minha loja, ele perguntou por que os produtos não estavam marcados com as etiquetas de desconto (era época de promoção), e alguém respondeu que as etiquetas enviadas não seguravam nos produtos. Na mesma hora, ele mandou que fosse corrigido, inclusive com relação às cores que estavam apagadas (um vendedor falou que o cliente nem percebia que era promoção). E as mudanças acontecem mesmo. Ele sabe que o varejo não tem tempo para se pensar demais. A demora na tomada de decisão pode ter o mesmo efeito que uma decisão errada.

Para o Rio virar Mar: Ao longo do tempo, em sua experiência como empreendedora, quais foram as principais lições aprendidas?
 

- Evitar o desperdício e tornar o negócio mais rentável. Aprendi que o velho ditado é certíssimo: de grão em grão a galinha enche o papo;

- Planejamento é tudo. Estratégico, financeiro, etc. Mas temos que estar prontos, porque muitas vezes a boa oportunidade aparece de forma inesperada e temos que aproveitá-la.

- Treinar e motivar sempre os colaboradores. Eles são responsáveis diretos pelos resultados. Equipe motivada trabalha mais feliz e consequentemente melhor. Para que a equipe “vista a camisa” da empresa, eu procuro ser uma líder que mantém o diálogo franco e aberto, sou exemplo, além de trabalhar a valorização (com reconhecimento financeiro, com premiações em dinheiro ou produtos da marca e pessoal, com possibilidade de crescimento dentro da empresa).

Para o Rio virar Mar: Como é sua rotina, como você concilia e organiza sua atuação como advogada e como empresária?

Fico boa parte do tempo em meu escritório, e além do trabalho da advocacia consigo resolver também vários assuntos da gestão da loja, por e-mail ou telefone. Como o horário do shopping vai até às 22 horas posso sair do escritório e ainda pegar um bom horário de trabalho lá.

Faço visitas quase diárias às lojas em Montes Claros. Visito mensalmente os pontos de venda de Patos de Minas e Uberlândia.

Por vezes, uma ou outra atividade demanda mais atenção. Então é natural acontecer a ausência em um ou outro lugar. Por isso é importante ter bons e fiéis colaboradores, além de estar sempre em contato (e-mail, celular, whatsapp).

Para o Rio virar Mar: Como você se inspira / se prepara para administrar bem seu empreendimento?  

Tenho um consultor da Chilli com quem busco orientação, além dos demais setores aos quais recorro, conforme a necessidade (uma das vantagens da franquia).

Eu gosto de conversar com pessoas que estão no ramo do varejo e mantenho sempre contato com outros franqueados da Chilli Beans. Aprender com a experiência alheia é ótimo, mesmo porque nem sempre a experiência é positiva (e não precisamos vivenciá-la para aprender não é?!).
Fabiana Jorge Maciel e Murilo Maciel

Meu pai é sempre uma pessoa inspiradora, para qualquer assunto que seja. Então sempre converso com ele sobre tudo o que acontece na empresa, principalmente com relação a questões estratégicas e de expansão.

 



Para o Rio virar Mar: Deixe-nos uma mensagem final

Como mensagem final para aqueles que pretendem enveredar por este caminho do próprio negócio, eu digo que busquem um negócio com o qual se identifiquem e que tenham afinidade e prazer em trabalhar. O retorno financeiro é imprescindível sim, mas não é difícil unir as duas coisas. Principalmente porque será nele que você vai colocar quase toda a sua energia.

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