10 COMPORTAMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMPREENDER COM SUCESSO




pixabay.com

Muitos acreditam que ser Empreendedor é uma dádiva que só os especiais nascem com ela. Que é algo inato a pessoas escolhidas e que não dá pra ser desenvolvido. Entretanto, esta crença é um mito. É possível desenvolver comportamentos e habilidades empreendedoras e com isto obter melhores resultados em sua vida.

Somos produto do meio. Absorvemos tudo a nossa volta desde o nascimento. Podemos ser estimulados a sermos mais inovadores, mais audaciosos, mais desbravadores, mais empreendedores. Mas também podemos ser desestimulados a desenvolver estas habilidades e comportamentos.

A forma como nossos pais, professores, amigos, colegas, família nos trata influencia diretamente nossa formação empreendedora (e porque não dizer nosso ser como um todo). Daí a importância de buscarmos influenciar positivamente a formação daqueles que nos cercam se quisermos que tenham um comportamento diferenciado e melhor. 

Por outro lado, nós também podemos escolher como reagir à influência do outro e a escolher que comportamentos e atitudes queremos ter. Podemos escolher desenvolver nossas habilidades empreendedoras apesar das influencias que sofremos no decorrer de nossa vida. 

Considera-se empreendedor aquele que é capaz de transformar um sonho em algo viável; aquele que imagina, desenvolve e realiza visões; aquele que aproveita oportunidades e que faz acontecer, que gosta de desafios e que busca inovações. O Empreendedor é um agente de mudanças.

A Daniela já fez diversos posts sobre o tema Empreendedorismo, dentre os quais destaco “VOCÊ FAZ COISAS EXTRAORDINÁRIAS?” e “Nós vendemos histórias, elesvendem óculos”. Vale a pena conferir. 

Hoje vamos dar continuidade falando sobre os comportamentos necessários ao empreendedor. Para o SEBRAE, há 10 comportamentos que todo empreendedor deve ter e que assim os ajudarão a empreender com sucesso e a realizar seus sonhos. Nossa proposta aqui é, além de expor estes comportamentos, levar você a refletir sobre eles e a pensar em ações práticas para desenvolvê-los e com isto contribuir com a realização dos seus sonhos.

1. Busca de Informações: O Empreendedor se envolve pessoalmente em obter informações sobre seu mercado, seus clientes, fornecedores, concorrentes, seu negócio e tudo relacionado a ele. Ele se dedica a investigar as informações relevantes para seu empreendimento, aquelas que podem influenciar direta ou indiretamente seu negócio.
  • Você tem se envolvido pessoalmente na busca de informações para seu empreendimento? Tem se reciclado e mantido sua equipe sempre bem informada? Tem se dedicado a esta busca mesmo que seu negócio já esteja consolidado ou que já tenha muito tempo no mercado?
  • O que você precisa mudar no seu comportamento atual para desempenhar melhor este papel?

2. Busca de Oportunidades e Iniciativa: O verdadeiro empreendedor possui iniciativa, não espera por outros ou pelas circunstâncias, ele faz acontecer. Ele antecipa situações, tem visão do negócio, do mercado, das tendências. Está sempre “antenado”. Enxerga oportunidades onde outros não veem.
  • Você tem sido proativo, tem tomado a iniciativa quando convém, tem assumido a frente das decisões? Você tem se conectado com o mundo do seu negócio? Você enxerga além?
  • O que você precisa fazer hoje para melhorar este seu comportamento? Como você pode aprimorar estas habilidades?

3. Busca pela Qualidade e Eficiência: Ser empreendedor é também buscar melhoria contínua, primar pela qualidade, melhorar a relação custo benefício do seu produto ou serviço, buscar a eficiência sempre. É buscar a excelência e a satisfação e o encantamento do seu cliente dia a dia.
  • Como você e seu negócio estão em relação a este comportamento? Quão ótima está a qualidade do produto ou serviço que você oferece? O que você está de fato oferecendo de valor para seu cliente?
  • Que ações práticas você precisa fazer imediatamente para melhorar a qualidade do que oferece e aperfeiçoar a eficiência do seu negócio?

4. Comprometimento: Empreender exige sacrifícios pessoais; será necessário esforço e dedicação para manter seu negócio em funcionamento e para colher bons frutos dele. É fundamental assumir verdadeiramente o negócio e suas tarefas, se envolvendo pessoalmente no que for necessário e sendo exemplo de envolvimento e dedicação para sua equipe.
  • Quanto você está realmente comprometido com o seu negócio? Quanto você tem se dedicado? Como está sem envolvimento diário com seu empreendimento?
  • O que você precisa fazer para melhorar seu comprometimento?

5. Correr Riscos Calculados: Ser empreender envolve correr riscos desde que as alternativas sejam avaliadas. Envolve coragem. Empreendedor enfrenta desafios e busca soluções para os possíveis obstáculos. Busca conhecer os riscos envolvidos e traça planos para superá-los ou minimizá-los.
  • Como você tem se comportado frente aos riscos e desafios do seu negócio? Você conhece os riscos inerentes ao seu empreendimento? O que você tem feito para superá-los?
  • Que atitudes você precisa adotar a partir de agora para lidar melhor com os riscos?

6. Estabelecimento de Metas: Empreender pressupõe estabelecer metas desafiantes e buscar alcança-las. Estas metas precisam ser significantes, claras e específicas. Devem ser mensuráveis e realistas.
  • Você define metas para o seu negócio? Você sabe como devem ser suas metas? Está claro para você onde e como você e seu negócio estarão em um determinado tempo?
  • Que metas faltam ser definidas? Como você pode melhorar as metas do seu negócio? O que você precisa fazer para otimizar suas metas?

7. Independência e Autoconfiança: O Empreendedor busca autonomia, acredita nos seus ideais, defende seu ponto de vista. Confia na sua capacidade de realização, na sua intuição, no seu potencial, na sua equipe, na sua ideia. Ele busca independência para realizar suas conquistas.
  • Quão independente você é? Você confia em você e no seu negócio? Acredita que é possível e que dará certo?
  • O que você pode fazer para se tonar mais independente e para aumentar a sua autoconfiança?

8. Persistência: Empreender requer força e coragem para não desistir diante dos obstáculos e desafios. O empreendedor age diante das dificuldades, enfrenta as adversidades, assume a responsabilidade pelo desempenho necessário.
  • Você tem sido persistente à frente de seu empreendimento? Tem agido para superar desafios? Tem sido forte e corajoso?
  • Como você pode aperfeiçoar sua persistência? Pelo quê vale a pena persistir um pouco mais? O que precisa ser feito a respeito?

9. Persuasão e Rede de Contatos: Um bom empreendedor tem uma rede de relacionamento e contatos consistente e abrangente e isto é mantido de forma intencional. Além disto, ele sabe convencer e influenciar as pessoas em prol dos seus objetivos.
  • Como está a sua rede de contatos? Como você tem lidado em ela? Você tem cuidado das suas relações? E o seu poder de convencimento do outro? Você tem bons argumentos?
  • O que você precisa fazer para melhorar sua persuasão e aperfeiçoar sua rede de contatos?

10. Planejamento e Monitoramento Sistemático: Ser empreendedor exige que se planeje adequadamente sua vida e seu(s) negócio(s), bem como, que se monitore eficientemente suas operações para garantir os resultados esperados.
  • Como está a sua capacidade de planejamento e monitoramento? O que precisa ser melhorado em relação a estas habilidades? Que comportamento precisa ser otimizado neste sentido?
  • Como você pode começar hoje a avançar um pouco mais na sua capacidade de planejar e monitorar?

Temos certeza que se você procurar desenvolver estes comportamentos empreendedores terá melhores resultados em sua vida pessoal e profissional, seja você um empresário, um funcionário de uma grande ou pequena empresa, um funcionário público ou uma dona de casa. Ter habilidades, características e comportamentos empreendedores vai contribuir para que você tenha um perfil diferenciado, se destaque, alcance seus objetivos e realize seus sonhos.

Bom Fim de Semana!!!


Inspirado na Cartilha “O Comportamento Empreendedor – Casos de Sucesso” do SEBRAE-MG.

Comentários