GROW - 4 Etapas para o Crescimento!

http://canter.mx



“O desenvolvimento interior precisa de um foco; quando há motivação e um propósito definido conseguimos fazer uso eficiente de nossa imensa capacidade de criação e realização.” (John Whitmore)

Eu tenho uma sobrinha/afilhada que iniciará nesse ano o Ensino Médio. Como sabemos, essa é uma fase muito importante para a vida acadêmica, e consequentemente para a vida profissional, por ser a base para a transição bem sucedida para o ensino superior. E, como sabemos também, essa é uma fase de muitas descobertas, emoções e tentações, que podem desviar o rio de seu curso a caminho do mar....

Então, nessa semana, eu estava buscando inspiração para ajudá-la a planejar suas ações de bom aproveitamento do Ensino Médio, e, em minha pesquisa por algo interessante, simples, prático e ao mesmo tempo efetivo e realista, me deparei com o Método Grow, uma ferramenta de Coaching.

O GROW é uma das mais famosas técnicas de definição de metas no mundo do Coaching, e apesar de eu não ter, em minha educação formal, formação como Coach, tenho me dedicado a estudar o tema por minha conta e por influência dos meus amigos e parceiros de blog, a Gilze Oliveira e Antônio Carlos - excelentes Coachs por formação e com larga experiência.

Do inglês, “GROW” é uma palavra que significa “crescimento”. No Coaching, o método é aplicado em 4 etapas, uma para cada letra do nome, “Goal”, “Reality”, “Options” e “What When Who Will”.

1ª. Etapa: Goal (Metas)

O primeiro passo é estabelecer uma meta e um resultado específicos, mensuráveis e realistas. Você precisa acreditar que é capaz de conquistar a meta e não pode deixá-la atrapalhar outros objetivos da sua vida pessoal e profissional.

2ª. Etapa: Reality (Realidade)

Para alcançar a meta, você precisa entender o cenário real em que está inserido, suas habilidades, as limitações de tempo e os processos que te deixam mais longe ou mais perto da meta.

3ª. Etapa: Options (Opções)

A partir do cenário descrito na etapa anterior, é necessário propor alternativas para adequar sua Realidade para o atingimento de sua meta. É importante nessa etapa fazer um exercício intensivo de levantamento de opções até o seu esgotamento.

4ª. Etapa: What, When, Who, Will (O que, Quando, Quem, Vontade/Compromisso)

A etapa final é definir as ações que serão desenvolvidas; a partir das opções levantadas o você deve estabelecer um plano de ações detalhado, descrevendo minuciosamente o que será feito, em que momento e de que forma.
 
Para cada uma das etapas há uma série de “perguntas poderosas” que devem ser feitas para que você possa acessar as respostas que já estão dentro de si mesmo. Veja alguns exemplos:

Arquivo Pessoal

A partir da estruturação dessas 4 etapas, o plano gerado deve ser monitorado sistematicamente, comparando com o realizado, promovendo novas reflexões sobre os desvios, replanejando e implementando as adequações necessárias.

Com essas informações, gerei um material para orientar o trabalho que desenvolverei com minha afilhada, que chamei de “EU TENHO UM PLANO!” (vejam aqui).

Como ela tem 15 anos, estruturei o material de forma adequada à sua realidade. E para desencadear o seu envolvimento no processo, planejei a abordagem inicial refletindo sobre suas realizações de sucesso mais recentes, fruto de seu comprometimento e empenho: artes em pulseiras, brincos e filtros do sonho; estruturação de uma biblioteca pessoal; prática de Slackline; festa de aniversario de 15 anos.

A partir da sua tomada de consciência de que “quando eu quero, meu desempenho é melhor do que quando eu tenho de fazer algo” e de que “automotivação é uma questão de escolha", prosseguirei com desenvolvimento das 4 etapas do método.


Achei pertinente compartilhar essa experiência aqui no blog, para inspirar aos que precisam de planejar um nova fase em suas vidas, e aos que já possuem conhecimentos e experiência na área e poderiam também ajudar a outras pessoas em seu círculo familiar, social, etc, a estruturarem um planejamento.

Em todas as nossas “empreitadas”, grandes ou pequenas, é preciso organização e planejamento para a garantia do alcance dos objetivos, para o melhor proveito da “viagem” entre o iniciar e o finalizar, e para o nosso constante crescimento.

Eu te proponho reflexões sobre o seu planejamento e sobre como você pode ajudar outras pessoas a avançarem nessa área também.
 
Excelente semana!

Comentários