5 Lições de Grandes Gênios



Arquivo Pessoal

O que esses cinco gênios do passado podem nos ensinar para alavancar nossa carreira? As habilidades que estão em falta no século XXI...



1. Fazer boas perguntas 
 
Rosto de Sócrates exposto no Museu do Louvre. http://pt.wikipedia.org

Sócrates nos ensinou a arte de perguntar, demonstrando que a sabedoria nasce do reconhecimento e da transposição da própria ignorância.

As perguntas movem o mundo, instigam, ampliam, criam novas possibilidades! Pratique a criatividade, exercite sua cognição fazendo perguntas.


2. Decompor situações e problemas, aplicando método
Frans Hals - Portret van René Descartes. http://pt.wikipedia.org

René Descartes defendia o pensamento de que para compreender bem um fato, é preciso dividi-lo ao máximo, em suas unidades mais simples e então estudar essas coisas mais simples.

Tudo é questão de perspectiva. O todo está nas partes. Está complexo? É muita informação? Decomponha o problema! Treine suas habilidades analíticas. 


3. Experimentar coisas novas, ideias novas, métodos novos

Portrait of John Locke, by Sir Godfrey Kneller. http://pt.wikipedia.org

Para John Locke a experiência era a fonte do conhecimento, que depois se desenvolveria por esforço da razão.

O mundo é um mestre, esteja aberto a seus ensinamentos, venham de onde vier. 


4. Visualizar oportunidades e idealizar soluções

Self-portrait of Leonardo da Vinci. http://pt.wikipedia.org

Leonardo da Vinci, o homem cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção – nas áreas da ciência, matemática, engenharia, arquitetura, anatomia, artes (pintura, escultura, poesia e música) e botânica.

Alimente a sua curiosidade! Arrisque-se a engenhar! Crie pequenas soluções, treine, permita-se errar, quantas vezes forem preciso e você se surpreenderá com suas possibilidades.


5. Comunicar-se bem

Charlie Chaplin. http://pt.wikipedia.org


Charlie Chaplin o gênio da arte de narrar com o corpo, uma das artes que exige o máximo do artista, para que a mensagem seja passada devidamente. 

Para se comunicar bem, comece treinando o seu olhar. Olhar o outro, e o mundo a sua volta. Perceba o dito e o não dito, com palavras ou com o silêncio, com o olhar ou com o corpo.  Antes de falar ouça: com os ouvidos, os olhos, o tato e a intuição. A qualidade de sua comunicação depende disso.


Se ao ler essas ideias você concluir que infelizmente você não é um gênio como foram esses citados, eu te provoco:  e o gênio que você pode ser? O que você tem feito por ele?

A diferença entre a mente de um gênio e de uma pessoa comum é que o gênio usa mais de sua mente e a usa de uma maneira especial.


Pense nisso!

Comentários