Onde você está agora???




“Quanto mais nos concentramos no tempo, no passado e no futuro, mais perdemos o Agora, a coisa mais importante que existe.” Eckhart Tolle



Arquivo Pessoal

Quantas vezes nos vangloriamos por realizar muitas coisas ao mesmo tempo!!! Como se tivéssemos desenvolvido super poderes para driblar o tempo, esta medida que nós mesmos criamos para o controle de nossa existência. Queremos fazer aquela hora, aquele minuto, aquele segundo, ser melhor “aproveitado” fazendo múltiplas tarefas ou “focando” em várias questões. 

Mas o que é aproveitar bem um segundo, minuto, uma hora? Como aproveitar bem um momento? Será que fazendo mais neste tempo estamos realmente aproveitando-o? Estar multi focado é algo realmente proveitoso? Queremos quantidade ou qualidade?

Quantas vezes vivemos tão apressadamente o momento presente que não o vivemos integralmente, não o sentimos verdadeiramente. Deixamos passar despercebido um cheiro, uma imagem, uma sensação, um gosto, um som... Ouvimos e não escutamos, vemos e não enxergamos, vivemos e não registramos. 

O único momento que nos pertence é o agora. É este segundo. O restante ou já passou ou ainda vai chegar. Só tenho poder sobre o momento presente. Sobre o que estou vivendo agora. Querer um passado melhor é ilusão, já passou. E se quero um futuro melhor, é no agora que preciso colocar toda a minha energia e dedicação. 

É um desafio viver o presente. Com isto não estou dizendo para não pensarmos no passado ou não planejarmos o futuro. O passado serve para que aprendamos com ele e para que sigamos em frente com experiência e sabedoria. O futuro precisa sim ser pensado, planejado, sonhado para que busquemos realiza-lo. Assim deveria ser.

A nós nos resta nos concentrarmos no momento presente e usufruir dele, fazendo-o valer a pena. Foco e concentração!!! Precisamos disto. Esvaziar a mente, nos concentrar e aproveitar. 

“Onde você está ...? Aqui! Que horas são? Agora! O que você é? Este momento!” (do filme ”Poder Além da Vida”)

E você? Como você tem conduzido sua vida neste sentido? O que você tem feito para viver intensamente o seu presente, o seu dia, a sua hora, o seu momento? O que você fará a respeito???

Experimente por exemplo, ao fazer sua próxima refeição, fazê-la com consciência total, sentindo o cheiro do alimento, o sabor, a textura, a imagem que ele transmite. Sentindo-se alimentar corpo e alma. Experimente tomar um bom e relaxante banho concentrando-se em cada gesto e cada ação sua. Experimente caminhar por seu bairro observando atentamente cada detalhe das árvores, prédios, construções, pessoas. Experimente estar com seu filho, esposa, pais, família, prestando máxima atenção no contato, nas palavras, no olhar. Experimente realizar sua próxima tarefa em seu trabalho com todos os seus sentidos voltados para aquela ação e para o resultado. Experimente...

Só podemos ser felizes no agora. O ontem é lembrança e o amanhã sonho! Pense nisto!!!

Comentários