Comunicação Significativa



Fonte: Internet

Qual a primeira coisa que você deseja quando inicia a comunicação com alguém?
 

A resposta é “sua atenção”? Pra mim, é. Principalmente no contexto atual em que as pessoas vivem “hiperconectadas”. Claro, depois vêm outros objetivos na comunicação, mas, tudo começa com a “conexão”, não é? E pra isso, é preciso ter a atenção de seu(s) interlocutor(es).
 

Pois bem, antes de ir ao ponto, deixe-me contar-lhes uma estória.

“Um rei sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um sábio para interpretar o sonho.
– Que desgraça, senhor! – exclamou o sábio – Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade.
Enfurecido, o rei chamou os guardas e ordenou que aplicassem cem chicotadas no homem. 
Mandou depois que trouxessem outro sábio à sua presença e contou-lhe o sonho, que lhe disse:
– Grande felicidade vos está reservada, Alteza. O sonho significa que havereis de sobreviver a todos os vossos parentes.
Imediatamente, a fisionomia do rei se iluminou num sorriso, que mandou dar cem moedas de ouro ao sábio.
Quando o homem saiu do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
– Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma feita por seu colega. Não entendo por que ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
– Lembre-se, meu amigo – disse o sábio – tudo depende da maneira de dizer…” 

O que aconteceu com você enquanto lia a estória acima?  Você ficou muito mais focado e envolvido por ela. Você se desligou das outras coisas e prestou atenção.
 

E agora certamente lerá o restante desse post com mais interesse.
 

O uso de estórias com metáforas imprime grande poder à nossa comunicação. É uma técnica importante para quem precisa contar com a colaboração de outros em uma tarefa, porque envolve a pessoa a quem se deseja comunicar e a leva a um estado emocional de atenção e de abertura para o que vem a seguir.
 

Quem deve usar essa técnica? Desde a mãe ou pai que precisa convencer o filho a colaborar em uma tarefa difícil, um professor que introduz uma ementa, um gestor que apresenta uma nova meta ou projeto... Ou seja, todos nós.
 

De onde vem a mágica? Da metáfora! A metáfora importa porque nos ajuda a criar a conexão para um aprendizado: liga um assunto novo a algo que já nos é familiar. Ela está a nossa volta todos os dias, o tempo todo. A metáfora importa porque cria expectativas. Ela permite-nos fazer paralelos entre assuntos diferentes, ligando-os em algumas partes com traços comuns. Ao reunir o que sabemos e o que não sabemos através da analogia, o pensamento metafórico acende a faísca que inflama a descoberta.
 

Agora pense sobre a estória usada no início desse post. Como ela ajuda a compreender o nosso assunto principal aqui e a ressignificá-lo com suas próprias memórias e experiências? Percebeu?
 

Assim, quando queremos turbinar a nossa comunicação com metáforas precisamos escolhê-las de forma que elas estejam ligadas ao objetivo que pretendemos naquela comunicação, tenha elementos que permitam as associações que desejamos que o interlocutor faça.
 

Há um vídeo muito interessante sobre o assunto, do escritor James Geary no portal do TED, que resume bem a ideia de como a metáfora muda a maneira como vemos o mundo, o link está aqui.
 

Experimente em seu dia a dia. Esse recurso é como uma varinha de condão: produz “encantamento” naqueles a quem você a direciona, e o resultado não poderá ser outro, se não a magia da comunicação. 

Pense nisto.

Comentários