Atenção Plena: Você está Aqui?

Acervo próprio
Há muitas maneiras de se aprender que o “Mindfulness” ou Atenção Plena é uma via de salvação para o estilo de vida contemporâneo...

Como dito por Zygmunt Bauman “vivemos tempos líquidos, nada é pra durar”... então o sentido da urgência se impõe... e acreditamos (inconscientemente) que temos superpoderes para conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo, enquanto pensamos em outras mil.


Estamos aqui:  em uma sala de trabalho, em uma sala de aula, na sala da nossa casa, em um restaurante, em uma praça... Mas! Não estamos...  Há muitas demandas vibrando por nossa atenção (no smartphone e na cabeça).

Sim, as máquinas, os smartphones, os computadores foram feitos para processarem muitas coisas ao mesmo tempo – processamento paralelo e distribuído, várias threads  sendo processadas e compartilhando o mesmo espaço de memória. Mas, nós não. E enquanto vamos vivendo e agindo maquinalmente, nossa energia, nossa potencialidade, nossa essência, vão sendo exauridas...

Atenção plena é uma maneira de lutar contra isso. É focar em uma única coisa de cada vez (!). É aqui e agora... Sem se contaminar com o que já passou, nem com o que ainda vai acontecer.

Por exemplo, o que você está fazendo agora? Lendo esse post, não é? Desligue-se de tudo, de todos os pensamentos e concentre-se apenas no que você está fazendo. Mobilize mente, cérebro e corpo (não podemos negligenciar o corpo, tudo começa e termina nele) para essa tarefa. Quando acabar, então passe para a próxima tarefa e novamente, concentre-se apenas nela. É um baita desafio...

Você já deve imaginar os ganhos que essa prática traz... Para resumir, melhora incrivelmente o nosso desempenho em tudo.

Ironicamente nessa semana eu estava a planejar esse post... lendo e refletindo sobre Atenção Plena, e eis que um fato acontece e me mostra o quanto eu ainda preciso praticar. Um acidente na cozinha, um corte profundo, hospital, anestesia local e cinco pontos... E, claro, reflexões sobre como tudo aconteceu: eu estava fazendo e pensando muitas coisas ao mesmo tempo.

Enquanto eu esperava para ser atendida no hospital, fiquei pensando... O corte na mão é o menor dos males por não praticarmos a Atenção Plena. O pior é o corte na vida, nas relações, em nosso desenvolvimento, em nossa evolução...

Se você ainda não conhece muito a respeito desse tema, sugiro que pesquise, há muitos livros e sites que ensinam do básico ao avançado, práticas e exercícios, dicas... Vale a pena.

Quer fazer um exercício rápido agora? Conserte sua postura. Sinta como seus pés e pernas tocam o chão e a cadeira. Respire profundamente. Observe seu abdome expandindo e retornando a cada inspiração e expiração. Esse é o seu foco agora: Inspirar... Expirar...Fique assim por pelo menos um minuto. Se algum pensamento, diferente dessas instruções, invadir sua mente, comece tudo novamente.

Gostoso, não é?

E agora, desafie-se: O que você fará nessa semana para desenvolver sua atenção plena? Registre ao menos uma ação e uma recompensa que você se dará quando conseguir.


Você não vai se arrepender.

Comentários

  1. Excelente texto Dani. Agradeço-a por ter compartilhado a sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wiviany, fiquei feliz em saber que você gostou. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Daniela, parabéns por mais um artigo brilhante! Todos estamos sendo desafiados nesta geração a gerenciarmos nosso tempo. No meu caso, a técnica pomodoro tem ajudado muito! Mas creio que cada um precisa encontrar sua forma de reencontrar o foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ismael! Que bom que você gostou. É verdade, as técnicas devem nos ajudar a encontrar o "nosso jeito" de ser melhor. A técnica Pomodoro é muito interessante, eu descobri que também a pratico, instintivamente. Muito obrigada pelo seu comentário e pela sua contribuição. Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários