Mente Turbinada*

* Ganhei esse título de presente de um amigo de mente turbinada, e pensei: é o título do próximo post! Só não sabia ainda qual seria o texto, mas já sabia que o título representava muito bem as incandescências presentes em minha mente nos últimos tempos.

www.wallpaperawesome.com

Como anda a sua mente?

Quais os pensamentos, idéias fixas, crenças, têm ocupado mais a sua mente nos últimos tempos? Que informações você tem acessado mais? (pense antes de continuar...)

O que vai em nossas mentes determina o modo como vivemos, influencia grandemente os nossos resultados na vida e a nossa qualidade de vida. Sim! Porque gera um ciclo, mais ou menos assim:

  1. Se o que mais ocupa nossas mentes não é positivo, relevante, produtivo, saudável, congruente com nossos valores, ou com o que gostaríamos de ser/ter/alcançar...
  2. Então, nossas ações serão um espelho desses níveis de “conteúdos mentais” e os resultados certamente serão proporcionais às nossas ações.
  3. Ao nos depararmos com resultados diferentes do que gostaríamos de ter na vida, ficamos frustrados e desencadeamos um conjunto de emoções negativas que nos limitam ainda mais, criando um ciclo de reforço negativo.

Da mesma forma, uma mente preenchida de forma positiva, gera ações positivas, que contribui para resultados positivos, e esses desencadeiam emoções  que nos empoderam.

O que é uma mente turbinada, então? Muitos cientistas se dedicam a pesquisar esse tema e muitos autores já escreveram sobre ele.

Relatarei aqui um apanhado do que tenho absorvido e experimentado ao longo da minha caminhada pessoal e profissional e que tem me ajudado a turbinar a minha:

  • Vigie-se = mantenha-se atento a você mesmo, faça o “metapensamento”, ou seja, pense sobre como você pensa. Alimente diálogos internos para redirecionar seus processos de pensamento.
  • Imagine coisas absurdas - como as crianças!
  • Faça conexões – entre áreas, informações, experiências diferentes – use a imaginação.
  • Mantenha contato constante com alguma forma de arte – música, pintura, teatro, poesia, fotografia, escultura, qualquer forma é estimulante.
  • Organize-se – mantenha o foco em objetivos importantes, faça listas, estabeleça prioridades, registre e planeje-se, destaque as conquistas e comemore-as.
  • Desafie-se – sempre que dominar algo, busque o próximo nível. E sempre que achar que algo não é para você, pergunte-se: por que não? Incomode-se com a acomodação.
  • Tente algo diferente – em qualquer área de sua vida faça coisas, mesmo que pequenas, diferentes do que você usualmente faz – um outro estilo de leitura, música, culinária, idiomas, roupas, qualquer coisa.
  • Faça atividade física – encontre a modalidade que lhe dá prazer e se comprometa!
  • Cultive o silêncio interior – a própria atividade física contribui para isso. Mas há diversas formas de se alcançar esse estado de consciência: meditação, técnicas de controle da respiração, oração...

Uma mente turbinada mantém-se "incandescente" positivamente o tempo todo, no trabalho, em casa, nos estudos, no lazer...  Uma mente turbinada consegue mobilizar melhor nossas competências para encontrar soluções, tomar decisões, realizar!

Essas recomendações não são uma lista infalível, nem definitiva, nem se encerram aqui, nem representam a receita para lhe transformar magicamente da noite para o dia.

Só há uma coisa capaz de fazer dessas recomendações algo magicamente transformador: a sua vontade. Certamente, cada um tem estratégias que funcionam melhor para si, e que lhe ajudam a ir além.

Porque essa é a razão para se querer turbinar a mente e mantê-la assim: ir além! E porque é loucura querer resultados diferentes fazendo tudo igual. 

Como diria o Buzz Lightyear: “Ao infinito... e além!”

Comentários

  1. Muito bom, Dani! Ótimas dicas! Adoro o blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria Odília! Fiquei muito feliz com o seu comentário. Escrever é bom demais e receber um retorno bom como esse é melhor ainda :) Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tais! Que bom receber um retorno positivo seu. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários