Cultura Corporativa: símbolos, histórias, slogans e cerimônias

Escritório do Facebook nos EUA
O nosso processo cognitivo é um processo de interpretação de sinais.

A todo o momento recebemos sinais de diferentes fontes (imagens, sons, textos, cheiros, toques, sabores, ações...). Captamos esses sinais pelos órgãos sensoriais, e iniciamos um complexo processo de associação do sinal com um ou vários significados.

De acordo com a semiótica – ciência que estuda os fenômenos culturais a partir dos modos como o homem percebe o mundo que o rodeia - qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros, - gera fenômenos produtores de significados.

O entendimento desse processo é importante, e em especial na vida profissional, pois ele influencia a efetividade e o direcionamento da comunicação entre as pessoas, e é o ponto de partida para ações, reações, e realizações, em todas as áreas da vida.

Nas empresas há um conjunto de elementos que criam um ambiente “invisível” mas que emitem muitos sinais importantes, que determinam o que é aceitável e desejável e o que não é, determinam a força da sua imagem (e seu significado) para quem está dentro e fora delas. Esse ambiente “invisível” é a cultura corporativa.

Na empresa PIXAR por exemplo – empresa de animação digital que já produziu mais de 20 filmes, dentre eles “Toy Story” e “Procurando Nemo” - , a cultura corporativa valoriza a imaginação e a expressão. Assim, competições de aviões de papel e coleções de brinquedos entre os funcionários são encorajadas, porque reforçam a cultura da companhia.

A Chilli Beans não vende óculos, vende histórias que encontram identificação em sua cultura corporativa – as coleções são projetadas com elementos descontraídos, despojados e modernos, assim como é o seu ambiente físico, sua gestão e os seus vendedores.

Uma cultura corporativa bem construída resulta em empregados altamente comprometidos que criam uma organização de alto desempenho, que se torna difícil de abalar.

Qual é a mágica? É um conjunto de sinais que fazem sentido, que apresentam coerência entre planejamento e ação, teoria e prática da empresa, que são reforçados em diferentes níveis.

O nível mais superficial da cultura corporativa inclui coisas como maneira de se vestir, padrões de comportamento, símbolos físicos, cerimônias e layouts de escritório, por exemplo. Em um nível mais profundo estão os valores e crenças expressos, que não são observáveis fisicamente, mas podem ser percebidos pela forma como as pessoas explicam e justificam o que fazem.

A força da cultura é determinada pelo grau com que os membros da organização partilham os valores, crenças, pressupostos, interpretações, sentidos, práticas e comportamentos.

Uma cultura forte comunica força em todos os seus sinais para o consumidor e o mercado em geral.

Exatamente porque nós somos seres “interpretadores de sinais” a cultura corporativa torna-se tão importante para a competitividade de uma empresa.

Uma reflexão importante para os gestores passa por avaliar de que forma a sua empresa está comunicando seus valores fundamentais, para seus colaboradores e seu mercado, através das manifestações visíveis como símbolos, histórias,  slogans e cerimônias dessa empresa.

Vamos fazer um exercício rápido sobre a força de cada uma dessas manifestações no mundo dos negócios?

  • Símbolo: O que a maçã mordida te comunica?
  • História: Você se interessaria, ou no mínimo ficaria curioso, por óculos cuja coleção se intitula “Loucuras da Nobreza” e utiliza materiais nobres, tendo óculos banhados a ouro e de madrepérola?
  • Slogan: Qual outro produto poderia ser lembrado por suas “1001 utilidades”?
  • Cerimônia: E se a sua empresa contratasse o Frejat e banda para comemorar uma meta crítica de produção alcançada, com um show exclusivo para sua equipe? A Multinacional Novo Nordisk fez isso recentemente. Faz parte de sua cultura criar eventos especiais para celebrar e reforçar seus valores acerca da produtividade. 

Quantos sinais/significados são criados e reforçados nessas situações?

Há muito o que se explorar quando se pensa em cultura corporativa...

O que sua empresa está comunicando? Pense! Ajude a construir a cultura corporativa da sua organização.

E não se engane, quando não se cuida desse assunto, não significa que a cultura corporativa não exista, pelo contrário, a cultura subjacente poderá comunicar coisas muito negativas sobre o seu negócio, se você não estiver conduzindo-a.

Seus sinais e até ausência deles comunicam muito.

Uma boa semana, com muitas reflexões e significados, a todos!

Comentários

  1. Lindo texto Daniella, a imagem de uma empresa realmente fala muito, muitas vezes associamos a empresa a uma imagem como a coca-cola, a apple, então preservar e cuidar da mesma e passar para o cliente uma cultura positiva é peça fundamental para o sucesso da organizaçâo.! Boa noite.

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    1. Olá, Silmara! Obrigada pelo seu comentário. Esse tema foi estudado em nossas aulas de Administração Contemporânea, lembra-se? Desejo que todo o conhecimento que você adquiriu ao longo do curso possa ser articulado para o desenvolvimento das organizações por onde você passar. Um abraço!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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