Procura-se: Profissionais que saibam abrir o Mar Vermelho

ministeriogilsonabreu.blogspot.com.br
Impossível para mim escrever algo nessa época sem fazer menção à Páscoa. 


Pensei em escrever sobre como fatos e situações guardados na história da Páscoa Judaica podem nos ensinar a enfrentar situações que vivemos hoje. Sabe aqueles big problemas da vida pessoal ou profissional em que parece que estamos encurralados, sem saída? – de um lado o faraó e os egípcios e do outro o mar vermelho.



Você consegue visualizar em sua mente situações em que você se sentiu assim?

Como se resolve isso hoje? Como no passado: acreditando que o mar pode se abrir para você passar. Encontrando formas de fazer o mar se abrir...

Na verdade, eu diria que esse é o segredo das pessoas “bem-sucedidas”, das equipes, das empresas. Elas vão desenvolvendo, ao longo da vida, as competências para fazer o mar se abrir. Em vez de praguejar a escuridão, elas ascendem velas...

Como? Não existem receitas. Aliás, tem uma: atitude positiva sempre. Jogar o “jogo do contente” (do livro Pollyanna Moça, 1915. Eu li esse livro quando ainda era criança e nunca me esqueci dessa lição). Certamente, vocês estão entendendo.

Pincemos um exemplo recente, num mar de tantos outros que estão à nossa volta: Dia 15 de março, manifestação popular convocada em nosso país, previsões tenebrosas sobre as possíveis conseqüências desse ato: vandalismo, violência, enfrentamento entre povo e polícia, depredação do patrimônio público e privado. A Avenida Paulista era o palco das piores previsões. Enquanto diversos lojistas se prepararam instalando grades e seguranças em suas calçadas, o que fez o Flávio Rocha, Presidente da Riachuelo? Decidiu abrir a loja da Av. Paulista no dia 15 de março (!!!) e esgotou os produtos alusivos ao Brasil.

Ah, sim, além da atitude positiva ele, o Flávio, estava preparado, tinha uma estratégia bem planejada (mais um ingrediente da receita). 

...

Enfim, estou pensando nesse post desde o domingo de Ramos, mas como destinei poucas janelas na minha agenda para escrevê-lo, ao longo dos dias outras ideias foram entrando em cena, e eu me deparei com uma frase do padre Antonio Geraldo Dalla Costa que me inspirou muito: “Páscoa não é um dia, páscoa é passagem”.

Sim, e passagem é um processo, processo é uma sequência de ações que nos ajudam a atingir um objetivo.

Meu desejo de Páscoa, então, é que nós todos possamos dedicar nosso tempo, energia e foco para as ações que nos ajudem a fazer a(s) passagem(ns) nas áreas da vida em que mais precisamos.

Então, vamos?

Comentários