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Há muito tempo nossa vida deixou de ser calma, ordenada e
previsível. Todas as nossas formas de organização – familiar, social, de
negócios – mudaram, deixaram de ser estáveis, rotineiras e padronizadas.
Vivemos hoje mais turbulências - sociais, econômicas,
culturais, políticas, tecnológicas - do que em qualquer outra época da nossa
história.
Se antes a complexidade a que estávamos submetidos era
medida pelo alcance das estradas físicas que nos ligavam a outros lugares,
pessoas, negócios, agora é medida pelas infovias
que nos conectam a tudo e a todos, em todo o instante e em qualquer lugar em
que estivermos.
Isso significa que, para que nossa participação em qualquer
forma de organização seja bem sucedida, precisamos aprender novas formas de pensar,
de agir, de ser e de conviver.
Alguns dos pensamentos mais recentes sobre a administração sugerem
a importância de cinco habilidades especiais de liderança, que possam responder
a esse contexto inspirando as pessoas. O trabalho do líder não é conseguir que
as coisas sejam feitas por outras pessoas?
Então, vejamos:
1. Fique
Calmo
Emoções são contagiosas – um
líder precisa manejar os seus medos e incertezas, e transmitir firmeza e esperança
à sua equipe. Conforte e inspire as pessoas, mesmo estando ciente das
dificuldades, permaneça firme como uma rocha.
2. Seja
visível
Em todos os momentos as pessoas
precisam sentir que alguém está no controle, mas principalmente quando
problemas acontecem. Nessas ocasiões não delegue, faça. A equipe deve sentir a
força da presença e da atuação do líder enquanto durarem as “forças-tarefa”
para a resolução de crises.
3. Coloque
as pessoas antes do negócio
Em última instância, o negócio
existe para atender as necessidades de pessoas, e é realizado por pessoas. É das
pessoas que vem a força do negócio. Quando turbulências acontecem, as pessoas precisam
sentir que elas e seus sentimentos são prioridades para o negócio. É o que elas
esperam. E atender a essas expectativas alimenta a corrente virtuosa de entrega
e dedicação.
4. Diga
a verdade
Pelas mesmas razões do item
anterior, seja aberto e direto sobre os fatos. Em situações em que o contexto
se torna ambíguo e assustador, as pessoas se sentirão traídas, e perderão a
confiança no líder que omite ou distorce fatos. Por isso, consiga o maior
número de informações do maior número de fontes possíveis, para transmiti-las
com confiabilidade.
5. Saiba
quando voltar ao negócio
A empresa precisa continuar a
funcionar, mesmo em situações de turbulência. Não demore a começar a agir. Use
a energia emocional que emerge da crise para construir uma empresa melhor. O
reinício é sinal de esperança e inspiração para os funcionários
O que realmente importa não é a crise, mas o que fazemos com
ela. E o fato é que quanto mais turbulências e crises vivemos, mais
oportunidades surgem. Um ingrediente importante para aproveitar bem essas
situações é não “brigar” com elas - fique atento, aprenda rapidamente, compartilhe
conhecimentos e aceite os riscos e as
mudanças.
Que essas ideias possam inspirar você para agir em todas as organizações que você participa - família, grupos de amigos e negócios.
Mantenha-se aberto.
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