Memes do dia 15 de Março: cuidado com o que você ainda não viu!


http://noticias.terra.com.br/brasil/politica

Diante dos últimos acontecimentos relativos às manifestações populares (foram populares?) minha cabeça anda atônita. Tenho necessidade de falar...


Perguntas iniciais:

#Estamos todos (de todos os lados) lutando pelo Brasil? 

Analisarei o caso “Se sim”.

#Se sim, estamos todos lutando pela democracia, nosso regime político?

#O que é democracia?
Não existe consenso sobre a forma correta de definir a democracia, mas a igualdade, a liberdade e o Estado de direito foram identificadas como características importantes desde os tempos antigos”.
Essa introdução é o ponto de partida para o que quero tratar nesse post. 

Estou incomodada com muitas questões relacionadas ao nosso momento político, mas não pretendo me ater àquelas ligadas às minhas preferências pessoais.

O que me motiva a escrever hoje é:

Precisamos exercitar mais a nossa capacidade crítica! Para analisar os dados e as informações! Refletir sobre elas e fazer correlações, com o contexto, com os interesses de cada parte envolvida nas informações! Precisamos nos informar mais! Ouvir as diferentes fontes ainda que elas sejam antagônicas, antes de formar uma opinião.

Me angustia ver o quanto nós, povo brasileiro, estamos sendo manobrados pela situação e pela oposição.

Precisamos exercitar uma das coisas pela qual bradamos: democracia! Como é possível que o meu discurso seja um e minhas atitudes sejam opostas? Queremos que “os políticos” ajam com ética, moral, coerência, justiça, etc., e não percebemos que estamos agindo como eles.

No mundo virtual, o que mais me chamou a atenção por esses dias foi a abordagem dominante de tentar impor as suas preferências desqualificando os atos e as opiniões de quem “não está do mesmo lado” e pensa diferente.

E o pior: desqualificando o outro usando questões periféricas... Não estamos alcançando o que realmente contribui para a melhoria – discutir as ideias, construir argumentos lógicos e fundamentados no conhecimento de como funciona o nosso sistema político.

Ao contrário, o que é mais difundido, são os conteúdos pobres, que tentam justificar um erro com outro, que personificam problemas históricos e culturais, que condenam a pessoa e não discutem a raiz do problema.

Como podemos dizer que estamos lutando pelo Brasil se nos agredimos mutuamente? A agressão seja ela bruta, explícita ou refinada em uma bem elaborada retórica, em uma charge, em um “meme”, continua sendo agressão. 


A agressão nos desqualifica a todos, e nos mantém em um nível baixo, aquele nível que interessa a muitos, para que possam continuar a nos manobrar.

Reflitamos!

Comentários

  1. Profunda, coerente, oportuna e muito pertinente, querida Daniela! Vou levar comigo!! Gratidão! É maravilhoso começar o dia em sua cia! Que o Pai continue iluminando o seu caminhar!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Francismar! Fiquei muito feliz com o seu comentário. Muito bom saber que o meu texto lhe tocou, pois o escrevi movida por emoções. Que Ele continue a iluminar o seu caminho também e que nós possamos refletir essa luz no caminho de outros tantos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários