DEZ PASSOS PARA A CURA EMOCIONAL!


Uma das autoras que mais pesquiso é a Louise L Hay. O benefício dos seus exercícios e técnicas pude comprovar em mim e em dezenas de pessoas que atendi e continuo atendendo com sessões de Coaching, Programação Neurolinguística e conversas após minhas palestras quando sugiro algumas das suas técnicas e exercícios. Você vai encontrar outros posts com base na sua filosofia, tais como:  ORAÇÃO CIENTÍFICA PARA AUTOESTIMA e O QUE O SEU CORPO QUER TE DIZER.


Coloquei o nome do post de DEZ PASSOS PARA A CURA EMOCIONAL por acreditar que o amor próprio cura males e traz a PAZ, aquela que muitos pedem em suas orações e que é a mesma que Cristo já deixou: "EU VOS DEIXO A MINHA PAZ". Essa busca pela Paz está em todas as boas filosofias e denominações religiosas que buscam o desenvolvimento do ser e libertação das culpas, medos, ressentimentos  e etc.

Nos 10 passos sugeridos faço meus comentários para ajuda-lo a colocar em prática cada passo que, de tão simples e, talvez, bobo, provocam mudanças quase imediatas.
Então vamos lá!
DEZ PASSOS PARA SE AMAR
baseados na filosofia de Louise Hay
1 - Pare com toda a crítica - A crítica nunca muda coisa alguma.
Recuse-se a se criticar. Aceite-se exatamente como é. Todos mudam. Quando você se critica, suas mudanças são negativas. Quando se aprova, suas mudanças são positivas.
O que você anda criticando em você que precisa aceitar, agradecer e que, ao invés de se criticar, possa fazer algo? A autocrítica por exemplo pode trazer dores de cabeça e enxaquecas dentre outros sintomas.
2 - Não se alarme - Pare de se aterrorizar com seus pensamentos.
Encontre uma imagem mental que lhe dê prazer e imediatamente desvie os seus pensamentos para algo agradável.
Há pessoas que, com uma dor ou um sintoma qualquer, já pensam no pior: “pode ser um câncer...” Muitas vezes, sobre fatos no trabalho ou em casa, temos a tendência de dizer: “está ficando cada vez pior...” ou “vai piorar...” Mude esses pensamentos! Uma dica é te tratar como um bom amigo trata outro quando este te conta algo que não está bom, por exemplo, se alguém te diz: “estou com uma dor na perna” e, como bom amigo, você diz: “fique tranquilo não vai ser nada.” Portanto seja seu melhor amigo e troque os pensamentos pessimistas para pensamentos de um amigo otimista.
3 - Seja gentil, bondoso e paciente - Trate-se com paciência, gentileza e bondade.
Trate-se como faria com alguém a quem amasse.
A pessoa mais importante do mundo é você. Sua vida é o presente maior de Deus. Portanto, ao falar ou pensar sobre você utilize pensamentos e palavras boas e positivas.
4- Seja gentil com sua mente - Odiar-se é somente odiar os seus próprios pensamentos.
Mude gentilmente os seus pensamentos para pensamentos mais amorosos. No dia a dia vigie-os. Preste atenção se eles são amorosos ou rancorosos... Quando odiamos ou falamos mal de outras pessoas estamos odiando a nós mesmos em primeiro lugar. “Só sai da boca o que o coração está cheio...” Abençoe-se sempre!
5 - Elogie-se - A autocrítica deprime o espírito interior.
A exaltação o edifica. Afirme a você mesmo como é apropriado o que está fazendo com tudo. Dizer mais vezes ao dia que está indo bem, fez o correto, falou bem, está cada vez melhor, pode fazer um grande bem ao seu espírito... Comece o dia se elogiando e tenha resultados surpreendentes.
6 - Apoie-se - Aproxime-se dos amigos e permita que eles o ajudem.
Ser forte é pedir ajuda quando mais precisa. Muitas pessoas, pelo orgulho tem dificuldade de pedir ajuda e não deixam ser ajudados. Acham que mostrarão fraquezas e, ao mostrar, se tornarão fracos. Só esse pensamento já é de uma pessoa fraca.  Aceitar e apoiar as outras pessoas é uma troca fantástica, no qual crescem todos.
7 - Seja amoroso com seus pontos negativos - Reconheça que os criou para satisfazer uma necessidade.

Agora está encontrando novas maneiras positivas de preencher estas necessidades. Libere os velhos padrões.
Todos nós temos pontos negativos e uma forma de supera-los é identifica-los e reconhecer, talvez, rindo deles, aceitando o que é. Ao mesmo tempo propondo mudanças possíveis, libertando os pensamentos pesados e que nos condenam. Adote o amor mesmo naquilo que ainda está em mudança em você. A aceitação também é uma mudança, pelo menos de pensamento. Utilize essa frase para liberação de velhos padrões: "Agradeço ao pensamento de (pode ser medo, culpa, ódio e ressentimento...) pela intenção positiva até aqui, me liberto deles agora e assumo novos pensamentos e comportamentos mais equilibrados, sadios e positivos de... (dizer os novos pensamentos ou comportamentos) como forma de demonstrar o amor por mim com minha vida. Assim é e será!"
8 - Cuide do seu corpo - Aprenda sobre nutrição.
O que o seu corpo necessita para ter a energia e a vitalidade ideal? Aprenda sobre exercícios e alimentação. Estime o templo em que você vive.
Como vem cuidando do seu bem mais precioso? Do templo de Deus? O que precisa aprender para se sentir melhor e mais saudável? Talvez haja um tipo de exercício que você se sinta bem fazendo. Encontre-o e viva no seu santuário com plena aceitação e satisfação.

9 - Trabalho do Espelho - Olhe dentro dos seus olhos frequentemente.
Expresse o sentido crescente do amor que sente por você mesmo. Perdoe-se por tudo, enquanto se fita no espelho. Uma vez ao dia diga, "Eu amo você e te aprovo" para você mesmo no espelho.
A técnica do Espelho é uma das melhores. Atendi uma pessoa em depressão e pedi que fizesse o exercício do espelho durante 21 dias. Havia acompanhamento médico mas o quadro não melhorava e várias doenças físicas apareciam. Ao fazer o exercício  relatou a dificuldade de se olhar no espelho e dizer “Eu te amo, eu te aprovo e te aceito como é. Sinto agora o amor de Deus inundando meu ser e me curando, renovando, tornando minha mente mais amorosa, livre e saudável. Assim é e Assim será, Amém!” Poucos dias após o início já havia melhorado os sintomas físicos como dores nas pernas, tonturas, prisão de ventre e superou um problema nos olhos que fechavam à luz do dia. Após 21 dias já se sentia bem melhor, voltou a trabalhar, dirigir, fazer sua caminhada e a sorrir. Faça um teste ao acordar e antes de dormir, durante 5 dias seguidos e sinta a diferença. 
10- Faça no Agora - Não espere até que fique bem, perca peso ou receba um novo emprego.
Comece agora, faça o melhor que puder.
Só existe uma palavra que gera resultados na vida e a palavra é AÇÃO. Só conseguimos mudanças, atingir metas, curas se AGIRMOS! Então a palavra chave para tudo é AÇÃO. Determine uma agora após a leitura desse post. MUDE SEUS RESULTADOS COM UMA AÇÃO. Determine!!!!
Utilizo uma frase "oração" curta que me faz muito bem: "EU ME AMO, DEUS ME AMA E POR ISSO SOU FELIZ". Desejo que cada vez mais se apaixone por você, se perdoe diariamente pelo o que você gostaria de ser ou fazer mas que ainda não está conseguindo. Abençoe-se a cada segundo e seja grato a DEUS pela vida e por tudo que tem.

GOSTOU? Ajude-nos a manter este projeto com uma doação:

Comentários