Competências Socioemocionais – HÃ?


gettyimages.com

Por que algumas pessoas conseguem lidar melhor com a complexidade do mundo do que outras?

Quais são as competências necessárias para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal em um mundo cada vez mais exigente?

Esse assunto diz respeito a mim, a você, a todos nós que vamos revezando entre os papéis de aprendizes e mestres, espectadores e protagonistas, ao longo da vida. Que queremos evoluir e que queremos um mundo melhor para nós e para as próximas gerações.

E, esse assunto está na pauta das organizações nacionais e internacionais que se preocupam com a educação e o desenvolvimento econômico para o século XXI (UNESCO, OCDE, entre outras).

Esse assunto, minha gente, é o assunto desse blog, desde sempre.

Mas, afinal, o que é?

Competência socioemocional:  É a capacidade de colocar em prática as melhores atitudes, habilidades e conhecimentos para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, entre outros. (adaptado do portal Porvir

Pesquisas conduzidas por economistas, psicólogos e educadores nas últimas décadas revelam que competências como persistência, responsabilidade e cooperação têm impacto significativo sobre o desempenho dos indivíduos na escola e fora dela, sendo tão importantes quanto as habilidades cognitivas para a obtenção de bons resultados em diversas esferas do bem-estar individual e coletivo, como grau de escolaridade, emprego e saúde.  Essas pesquisas também revelam que indivíduos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender”. (extraído do portal Educação para o Século XXI )

Entre as constatações das pesquisas conduzidas nessa área, destacam-se:

  • Pessoas mais organizadas, focadas e confiantes aprendem mais.
  • Pessoas mais persistentes e resilientes tendem a se comprometer com objetivos de longo prazo e lidar melhor com frustrações e conflitos.
  • Para aprender bem, qualquer coisa que seja nessa vida, não basta ter velocidade de raciocínio e boa memória, mas é preciso também motivação e capacidade de controlar a ansiedade e outras emoções.
  • Para ser criativo, é necessária uma boa dose de autoestima e confiança.


http://www.playground-inovacao.com.br
Os estudos evidenciam ainda que uma análise das características socioemocionais dos indivíduos pode ser feita através dos cinco grandes domínios da personalidade ou cinco dimensões: Abertura a Novas Experiências, Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade e Estabilidade Emocional


Veja as definições extraídas de documento produzido pelo Instituto Ayrton Senna:

Abertura a Novas Experiências é definida como a tendência a ser aberto a novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. O indivíduo aberto a novas experiências caracteriza-se como imaginativo, artístico, excitável, curioso, não convencional e com amplos interesses.

Conscienciosidade é definida como a tendência a ser organizado, esforçado e responsável. O indivíduo consciencioso é caracterizado como eficiente, organizado, autônomo, disciplinado, não impulsivo e orientado para seus objetivos (batalhador).

A Extroversão é definida como a orientação de interesses e energia em direção ao mundo externo e pessoas e coisas (ao invés do mundo interno da experiência subjetiva). O indivíduo extrovertido é caracterizado como amigável, sociável, autoconfiante, energético, aventureiro e entusiasmado.

A Amabilidade é definida como a tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta. O indivíduo amável ou cooperativo se caracteriza como tolerante, altruísta, modesto, simpático, não teimoso e objetivo (direto quando se dirige a alguém).

A Estabilidade Emocional (ou Neuroticismo) é definida como a previsibilidade e consistência de reações emocionais, sem mudanças bruscas de humor. O indivíduo emocionalmente instável é caracterizado como preocupado, irritadiço, introspectivo, impulsivo, não autoconfiante, podendo manifestar depressão e desordens de ansiedade.

As pesquisas revelam que o conjunto de características socioemocionais contribui aproximadamente tanto quanto as cognitivas na determinação do êxito escolar e profissional. No mercado de trabalho as características socioemocionais são recompensadas na forma de maiores salários e menor período de desemprego.

Esse assunto, que não é novidade, é importantíssimo para o nosso desenvolvimento! Talvez a novidade seja a sua maior valorização nos últimos tempos. Não à toa. Afinal, como diria uma figura pública muito conhecida, "nunca antes na história" da humanidade tivemos tanto acesso a informação, e também, nunca tivemos uma geração tão alienada por não aproveitar e não utilizar as informações para o seu desenvolvimento.

Não podemos fazer de conta que não é conosco. Não podemos nos permitir não aproveitar todo o nosso potencial para criar e realizar coisas positivas.

Então, eu lhe pergunto:

Como andam suas competências socioemocionais?

O que você pode fazer para melhorá-las?

Pense nisso!

Comentários