DICAS PRÁTICAS SOBRE COMO ADMINISTRAR CONFLITOS
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Todo
relacionamento é sólo fértil para conflitos. Não conheço nenhum casal, amigo,
irmão, família, colegas de trabalho, chefes e subordinados, que não tenham que
gerenciar conflitos entre si no seu dia a dia. Portanto, entender como melhor
administrar estas divergências é fundamental para obter melhores resultados,
bem como para garantir sua saúde física, emocional, psicológica e por que não,
espiritual.
Recentemente
em seu post “Trabalho em Equipe: Ouse discordar” a Daniela falou um pouco sobre
conflitos. Hoje tratamos um pouco mais sobre este tema e o que devemos fazer
para lidar melhor com ele.
O
entendimento do conflito é fundamental para sucesso e isto pressupõe capacidade
de estimular a cooperação em situações difíceis. Existe vasta literatura sobre
técnicas de resolução de conflitos. Queremos neste post introduzir o assunto e
provocar a sua reflexão a respeito dele e sobre como você tem lidado com os
conflitos do seu dia a dia. Acreditamos que assim estaremos contribuindo com a
melhoria dos seus relacionamentos.
Mas o que é Conflito?
Há muitos conceitos
defendidos por diversos autores. Entendemos por conflito estado ou ação
antagônica, ou seja, ideias e interesses divergentes. Pode também ser entendido
como opiniões divergentes ou incompatíveis. São respostas ou cursos de ação
divergentes para um único evento.
Há muitos equívocos em
relação aos conflitos. Muitos pensam que os conflitos se resolvem sozinhos, que
é melhor ficar quieto e deixar a “poeira baixar”. Isto depende! Na maioria das
vezes e dependendo da complexidade do conflito, quanto mais ignorado mais
difícil se tornará sua resolução.
Outros tantos pensam
que confrontar é desagradável. Isto também depende! Se o confronto for como a
maioria de nós está habituada, realmente não será interessante e nem confortável
e provavelmente não trará resultados adequados. Mas se encararmos confronto
como a oportunidade de colocar o problema em questão e analisar, buscando a
solução, então este confronto se tornará até desejável. Até porque, acreditamos
que comportamento não confrontado não muda.
E finalmente, há a
crença de que a raiva é sempre negativa e destrutiva. Depende de como você a
direciona e como lida com ela. Se você souber se controlar e canalizar este
sentimento de forma positiva e propositiva para solucionar problemas e avançar,
ela pode ser uma aliada.
Quais são os benefícios da adequada resolução de conflitos?
Quando se dá a devida
atenção aos conflitos e se procura resolvê-los com técnicas adequadas e,
obtendo êxito, há consequente aumento da motivação dos envolvidos, a união é
fortalecida, melhora-se o conhecimento a respeito dos acontecimentos e das
pessoas, a criatividade de todos é aperfeiçoada, etc.
Entretanto, não se consegue
atingir estes benefícios se o conflito for ignorado ou mal resolvido. Neste
caso, se torna prejudicial e destrutivo. Pode haver diminuição da produtividade
dos envolvidos, há um consequente desgaste da confiança, pode resultar em alianças
polarizadas piorando os relacionamentos e gerando novos conflitos, é possível
que haja redução no fluxo de informação por falta de confiança e isto impacta
diretamente na tomada de decisão.
Conflito Interno e Conflito Interpessoal
Há diversos tipos de
conflitos. Temos o conflito interno que nada mais é que aquela perturbação que
surge dentro da gente e que envolve dissonância emocional. Geralmente aparece
quando nos colocamos ou somos forçados a sair da nossa zona de conforto. Este
tipo de conflito reflete o abismo entre o que dizemos e o que fazemos. Ele pode
influenciar tão profundamente nossa vida cotidiana a ponto de nos imobilizar,
gerando stress e males físicos. Aqui é importante aprender a se autocontrolar e
a manter o equilíbrio pessoal, já que fica praticamente impossível administrar conflitos
externos se não conseguimos o controle interno de nós mesmos.
O conflito interpessoal
é aquele que existe entre os indivíduos. Há algumas necessidades psicológicas
básicas que quando violadas podem gerar conflito:
1. Necessidade
de ser valorizado e tratado como indivíduo. Neste caso o desejo de reconhecimento
é o maior motivador. Sendo assim, quando nos sentimos desvalorizados acionamos
resposta de medo/raiva e aí aparece o conflito.
2. Necessidade
de estar no controle que está diretamente ligada à insegurança.
3. Necessidade
de ter autoestima, considerada base sólida para lidar com todos os tipos de
situações. Chave para nossa capacidade de responder em vez de reagir.
4. Necessidade
de ser coerente e de ser correto que faz com que a preservação da aparência
seja um fator importante na maioria dos conflitos.
Se estas necessidades
forem violadas, surgem algumas reações, como: a pessoa querer revidar e se
vingar, querer dominar a situação, querer se isolar numa falsa tentativa de
aceitação ou de ignorar a situação. Estas três reações tendem a conflitos ainda
piores num futuro próximo. A melhor opção é a cooperação, enfrentando imediatamente
o problema, identificando-o corretamente, comunicando de forma clara, colocando
em discussão e buscando soluções.
Como Administrar Conflitos
Abaixo relacionamos 15 preciosas dicas de como lidar melhor com os conflitos, como agir para
solucioná-los e torna-los impulsionadores de resultados em sua vida. Caso
queira aprofundar em qualquer uma das dicas ou outro ponto do post, deixe seu
comentário que abordaremos.
1. Faça um diagnóstico correto das causas
dos impasses.
2. Reconheça ou identifique o comportamento
difícil, compreenda-o e encontre uma forma de lidar com ele.
3. Esfrie
a cabeça; avalie os riscos; mantenha uma boa comunicação; aceite as diferenças.
4. Evite
linguagem negativa.
5. Confronte sem ameaçar.
6. Esteja disposto a ouvir.
7. Gere alternativas.
8. Mantenha a discussão em um nível
impessoal.
9. Diferencie fato de opinião; livre-se de
preconceitos e rótulos.
10.
Focalize o problema – não a pessoa.
11. Tente satisfazer as necessidades de cada
parte.
12. Seja
flexível.
13. Formule
alternativas de ganho comum.
14. Envolva o outro na solução.
15. E
se o outro se recusa a entrar num acordo utilize a empatia, reformular
questões, envolver uma terceira pessoa.
Estas parecem orientações comuns e óbvias, mas infelizmente a maioria de nós não se comporta ou age desta maneira quando envolvidos em conflitos. Portanto, é preciso refletir e começar a agir intencionalmente desta forma daqui pra frente. Melhorar relacionamentos, gerir conflitos, é mudança de comportamento. Mudar o MEU comportamento e não o do OUTRO.
Por fim, para nós, a lição
principal na resolução de conflitos e na melhoria dos relacionamentos é
autocontrole. Esta é a primeira, a principal e talvez a única alternativa que
muitas vezes temos para resolver impasses e alcançar resultados satisfatórios.
Novamente a responsabilidade está em nossas mãos, como já dissemos em posts
anteriores. E que bom que está, porque assim, cabe a cada um de nós fazer
acontecer.
“Apenas
uma coisa não pode ser tirada do homem: a última das liberdades humanas –
escolher sua atitude em qualquer circunstância e seu próprio modo de ser.”
(Victor Frankl)
Baseado
no livro “Como Administrar Conflitos Profissionais – técnicas para transformar
os conflitos em resultados” de Peg Pickering.
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