Um Grande Líder e as 15 Doenças

www.a12.com
Das incontáveis mensagens de fim de ano a que tive acesso por esses dias - e dentre as que tive tempo/interesse de ler - uma me fez pensar um pouco mais.

E ela veio desse homem que está revolucionando o jeito de fazer gestão e liderança em uma organização milenar... Jorge Mario Bergoglio – o Papa Francisco.

No dia 22 de dezembro, diante da “mais alta e perplexa hierarquia da Igreja” - a Cúria romana -, o Papa denunciou com intensidade o que ele chamou de “as 15 doenças” da Cúria.

Refletindo sobre o que ele disse, classificado por alguns jornalistas como um “esporro nos Cardeais da Cúria”, pensei que a carapuça serve em todos nós, não importa nosso credo, nem o tipo de organização em que trabalhamos.

Vejamos então as referidas “doenças” (texto adaptado de http://www.a12.com) e pensemos nas lições que podemos tirar:


1. Sentir-se imortal ou indispensável: “Uma Cúria que não faz autocrítica, que não se atualiza, é um corpo enfermo” e criticou o “complexo dos eleitos, do narcisismo, que deriva da patologia do poder”.  Para os que pensam assim, o pontífice convidou a visitar os cemitérios para ver os nomes de várias pessoas "que se achavam imortais, imunes e indispensáveis".
2. Martalismo: O Papa lembrou a passagem bíblica onde Marta, ao receber Jesus, mostra-se mais preocupada com os afazeres da casa do que ouvir a mensagem de Jesus. "É a doença do excesso de trabalho" e "dos que trabalham sem usufruírem do melhor. A falta de repouso leva ao estresse e à agitação", pontuou Francisco.

3. Dura mentalidade: Quando alguém "perde a serenidade interior, a vivacidade e a audácia e nos escondemos atrás de papéis, deixando de ser 'homens de Deus'".

4. Excessiva planificação: Francisco alertou aos que têm a "tentação de querer pilotar o Espírito Santo". É "quando o Apóstolo planifica tudo minuciosamente e pensa que assim as coisas progridem. Torna-se um contabilista”, assinalou.

5. Má coordenação: O Pontífice criticou a perda da comunhão promovida pela má coordenação que faz com que o "corpo" perca "a sua harmoniosa funcionalidade”.

6. Alzheimer espiritual: Francisco referiu-se, ainda, a esta "doença" que conduz a “uma diminuição progressiva das faculdades espirituais que, num largo ou curto espaço de tempo, provoca muitas desvantagens à pessoa tornando-a incapaz de desenvolver uma atividade autonomamente, vivendo num estado de absoluta dependência dos seus pontos de vista, muitas vezes imaginários”.

7. Rivalidade e vanglória:  diz respeito ao excessivo valor pela "aparência", onde o primeiro objetivo são as "honorificiências", que "leva-nos a ser falsos e a viver um falso misticismo", enfatizou.

8. Esquizofrenia existencial: Os que sofrem com essa "doença" vivem "uma vida dupla, fruto da hipocrisia típica do medíocre" e vivenciam um "progressivo vazio espiritual" ao buscar em "títulos" o sentido de suas vidas. Essa esquizofrenia, segundo o Papa, "atinge muitas vezes aqueles que, abandonando o serviço pastoral, se limitam às coisas burocráticas, perdendo assim o contato com a realidade, com as pessoas concretas". 

9. Terrorrismo das fofocas: "Nunca é demais falar desta doença", indicou o Santo Padre ao destacar o mal das fofocas. "É a doença dos covardes que, não tendo a coragem de falar diretamente, falam pelas costas. Defendamo-nos do terrorismo das fofocas", assinalou. 

10. Divinizar os chefes: O Santo Padre indicou essa "doença" como mal daqueles que sofrem de "carreirismo e oportunismo". "Vivem o serviço pensando unicamente naquilo que devem obter e não ao que devem dar", frisou. 

11. A indiferença: Francisco sinalizou o mal que a indiferença pode causar à vida comunitária pela perda da “sinceridade e calor das relações humanas”, e de "quando por ciúme sente-se alegria em ver a queda dos outros em vez de o ajudar a levantar”, destacou. 

12. Cara de enterro: Segundo o Papa, essa "doença" se manifesta na "severidade teatral" e no "pessimismo estéril", e apresenta-se muitas vezes em sintomas de medo e insegurança. “O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa cortês, serena, entusiasta e alegre e que transmite alegria...”. “Como faz bem uma boa dose de são humorismo”, indicou Francisco. 

13. Acumular bens materiais: Francisco criticou aqueles que buscam acumular riquezas na tentativa de "preencher um vazio existencial no seu coração", e motivados "não por necessidade, mas só para sentir-se seguro".  

14. Círculos fechados: O Papa alertou também a respeito daqueles que procuram "viver em grupinhos", e mesmo o fazendo com boas intenções correm o risco de "cair em escândalos". 

15. O lucro mundano e o exibicionismo: O desejo pelo poder para benefício próprio foi a penúltima "doença" ilustrada pelo Pontífice: “Quando o apóstolo transforma o seu serviço em poder e o seu poder em mercadoria para obter lucros mundanos ou mais poder", sublinhou.

Grandes lições para o nosso crescimento pessoal e profissional podem ser extraídas dessa mensagem do Papa Francisco. Certamente, cada um de nós saberá refletir sobre seus significados em nosso cotidiano.

Nesse último dia do ano, quando surgem tantas sugestões de listas do que fazer, ou não fazer, em 2015, sugiro que, seguindo as recomendações do post "A Armadilha das Listas de Ano Novo", você inclua na sua lista as lições que extraiu desse texto.


Feliz e Novo 2015! 

Comentários