Sobre Cruzamento de Informações, Comemoração e Elefantes

http://br.freepik.com
Você presta atenção aos detalhes do que acontece em sua vida? E viaja neles?

As marcas dos momentos, que compõem o que chamamos de vida, são tão carregadas de significados...

Eu viajo nas possibilidades de interpretação de tudo o que acontece comigo - do mais corriqueiro ao mais significativo fato. Estabeleço relações de causa e efeito. Identifico inimagináveis relações entre informações diversas.

Além de me divertir com esses pensamentos, esse processo me ajuda a compreender melhor cada momento de minha vida, e serve para atribuir a cada um a importância devida e consequentemente um lugar adequado no meu arquivo da memória.

Estou fazendo essa introdução para que vocês não me achem louca, pelo texto que vem à frente.

Nessa semana, nosso lindo projeto “Para o Rio virar Mar...” completou mais um mês de existência.

E, pelo meu processo de interpretação dos fatos, concluí que esse mêsversário é mais do que especial.

No dia 24 de dezembro (!), o nosso blog completou 3 meses de vida!

Analisemos juntos:
  • 24 de dezembro - a noite mais esperada do ano, quando aguardamos o (re)nascimento do amor, da fé, da salvação!
  • 3 meses. E nós (Gilze, Antônio Carlos e eu) somos 3 (amigos/parceiros/companheiros)! - 3 é o número da santíssima trindade - um dos dogmas centrais da fé cristã - o mistério da existência de um só Deus, onipotente, onisciente e onipresente, revelado em três pessoas distintas.
Não é interessante? Por que exatamente nessa data, tão importante para a fé Cristã, havíamos de ter um projeto (de grande magnitude para nossas vidas) que completaria 3 meses? 3! Mais um marco da fé Cristã!
Por favor, não me interpretem mal. Não estou querendo dizer que nós e o nosso Blog temos a dimensão do Cristo e da Santíssima Trindade. É que eu vejo mensagens implícitas nessas “coincidências”. Entre aspas, porque sou adepta da filosofia de que tudo é Providência. Providência, é um termo teológico que se refere ao poder supremo de Deus sobre eventos nas vidas das pessoas. Um mistério que envolve, de um lado, a condução divina de toda a criação e, do outro, o livre arbítrio do homem...
Se vocês estão achando esse post místico demais, gostaria de destacar a importância do processo reflexivo, de avaliação de contexto, de autoavaliação e de identificação de oportunidades para o nosso crescimento, pessoal e profissional.
Quando pensamos em desenvolvimento e crescimento na vida e na carreira / negócios, podemos listar muitas técnicas e ferramentas que estão relacionados ao processo reflexivo, tema desse post.
O cruzamento de informações é a base da inteligência de mercado para que as organizações desenvolvam estratégias competitivas. O mesmo vale para nossa vida pessoal e profissional. A  avaliação 360º, por exemplo, é um instrumento para quem quer se autoconhecer, enxergando-se  a partir de múltiplas perspectivas, que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança demandados pelas organizações.
Da mesma maneira que “cruzamos informações” objetivas para ampliar nossa compreensão dos fatos, devemos também fazê-lo para aquelas informações tácitas, que transcendem nossa capacidade de objetivação do saber...
E então? O que vocês acham?
Ainda que não possamos concluir objetivamente quais são os significados das relações existentes entre os fatos que nos rodeiam, estamos comemorando com muita alegria esse nosso 3º mesversário! E com uma sensação semelhante àquela que os elefantes têm quando se aproxima um tsunami... (Sim, há evidências científicas de que os elefantes possuem a capacidade de pressentir os tsunamis).
Não foi por acaso que nos reunimos, 3 amigos, após mais de 20 anos de amizade (e, no meu caso, são 24 anos de amizade com cada um, Gilze e Antônio Carlos, separadamente!), para navegar nessas águas.
Não é por acaso que estamos conseguindo, a despeito de nossas intensas agendas, canalizar nosso conhecimento, nossa experiência, nossa competência, nossa ousadia, para que vocês também naveguem nessas águas!
Não é por acaso que vocês estão acompanhando o “Para o Rio virar Mar...”. Obrigada por estarem conosco na realização desse projeto que tem pra nós a dimensão do mar!


Como os elefantes, pressentimos um grande futuro!



Comentários