QUER SUPERAR A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO?

Se você quer superar a ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO sugiro atenção a este post. Leia até o final!
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34
www.freepik.com
Todos sabemos que um dos maiores males que afligem a população é a ansiedade e a preocupação. Nesse post venho apresentar uma forma de refletir sobre essas sensações mas, também, provocar  uma mudança de pensamentos e de hábitos para a busca pelo equilíbrio emocional diante os desafios que a vida nos apresenta. Ao final deste post, acredito eu, que você terá uma grande chance de aplicar mudanças significativas ao seu jeito de pensar e identificar os pensamentos mais adequados para superar uma das fontes de doenças.

Em quase todas as minhas palestras peço que levante a mão as pessoas que se sentem ansiosas e preocupadas e o percentual é muito grande, em torno de 90% levantam a mão. Dessa forma, penso eu que a maioria das pessoas não está vivendo o tempo presente, ou melhor, está vivendo muito mal o tempo presente com pensamentos em relação ao futuro.
Vale ressaltar que todos os nossos pensamentos e comportamentos têm intensões positivas e a Ansiedade e Preocupação também tem. Uma delas é aumentarmos o controle sobre o futuro, para termos um percentual maior de certeza sobre o resultado e o que acontecerá. Pode ser também para estar atento a qualquer coisa que possa dar errado e prevenir.
Visto a intensão positiva vamos olhar pelos prejuízos causados por isso. Primeiro do ponto de vista do resultado: ao focar no futuro as pessoas vivem mal e perdem o foco no presente, podendo deixar passar momentos importantes com os filhos, cônjuge, família e amigos. Do ponto de vista da saúde física e mental: podem ter sintomas físicos como dores de cabeça, dores nas costas e estômago. Normalmente essas pessoas ficam  mais agitadas e isso interfere nos outros ao seu redor, principalmente os filhos que absorvem o nervosismo e a agitação da mãe e do pai podendo gerar neles comportamentos emocionalmente inadequados e até doenças. No post O QUE O SEU CORPO QUER TE DIZER  abordo as doenças e suas origens emocionais, talvez a sua pode estar lá. 
A ansiedade e a preocupação, na verdade, são causadas pela falta de confiança e segurança no fluxo da vida. Talvez pela falta de confiança em si e nos outros. Talvez pela autoestima baixa ou a falta de amor próprio. Podem ser causadas também pela culpa em relação a erros no passado e, por isso, precisam “ficar atentos” para que não ocorram erros futuros.
Mas será que tenho razão em estar ansioso(a) ou preocupado(a)? Tenho certeza que, de todas as suas preocupações mais de 90% não ocorreram. Se você quiser pensar assim volte às suas lembranças e você vai confirmar essa informação e concluir que sua preocupação foi a toa... Portanto, qual o motivo de se preocupar  já que, estatisticamente a chance de acontecer é pequena?
Se você se acha preocupada ou ansiosa vou te fazer outra pergunta: você se considera uma pessoa de FÉ? Se você respondeu SIM  temos aí um conflito. O pensamento que é o oposto da ansiedade e a preocupação é a FÉ. Portanto é impossível se ter FÉ e Ansiedade ao mesmo tempo. Se estiver ansiosa é porque a FÉ está baixa. Ao aumentarmos a nossa  FÉ que a vida é boa, ou que Deus nos ama e que tudo se dará na ordem divina, ou que o futuro será bom e que tudo colabora para o bem, automaticamente, a ANSIEDADE tende a diminuir. Veja também o post 10 CRENÇAS PODEROSAS QUE PODEM MUDAR A SUA VIDA para encontrar crenças que diminuem a Ansiedade e o medo.
Ao finalizar esse post quero reforçar essa provocação: toda vez que sentir-se ansiosa e preocupada você vai se perguntar: como vou demonstrar que tenho FÉ? Caso ainda a fé em si mesmo não é suficiente demonstre sua fé em DEUS, pois sua ansiedade também pode estar demonstrando que você não acredita que DEUS está fazendo o melhor possível em sua vida.
Vamos usar sua mente criativa: Imagine dois botões de volume em sua mente, sendo que um é de FÉ e outro da ANSIEDADE. Esses dois botões são interligados de forma que, ao você aumentar a sua ansiedade o botão da FÉ diminui. Mas, ao aumentar o volume do botão da FÉ  a ansiedade diminui na mesma proporção.


Venho praticando isso há um bom tempo e colhendo bons resultados. Faça esse exercício mais vezes e verás os benefícios para a sua saúde mental e física. O QUE VOCÊ TEM MAIOR: ANSIEDADE OU FÉ?
 “TENHA FÉ EM DEUS TENHA FÉ NA VIDA” Raul Seixas.

Comentários