COMUNIQUE-SE MELHOR COM TÉCNICAS DE PNL



pixabay.com

Se Comunicar bem é condição primordial para manter bons relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. 

No campo profissional, muito já se falou sobre a importância da boa comunicação para gerir equipes, efetivar vendas, estabelecer parcerias eficientes, conquistar novos clientes, alavancar carreira, galgar promoções e tantas outras demandas, nos permitindo estar mais perto dos nossos objetivos e das conquistas que almejamos. 

Na vida pessoal uma boa comunicação influencia positivamente nossas relações seja com esposo(a), filhos(as), irmãos(as), amigos(as), parentes, colegas, o que consequentemente faz com que nos sentamos mais felizes e realizados.

Há porém, uma outra comunicação que nem sempre estamos atentos a ela. É a nossa comunicação interna. Dos nossos pensamentos que geram nossas palavras que influenciam nossas atitudes. De saber comunicar positivamente para nossa mente o que queremos e assim sermos mais efetivos no alcance dos resultados que desejamos.

Já tratamos deste tema no post Como Influenciar Positivamente seus Resultados onde ressaltamos a importância do pensamento positivo, das crenças fortalecedoras, de acreditar que é possível realizar e do poder que cada um possui de fazer acontecer se assim o crê. Este tema também foi abordado no post 10 Crenças Poderosas que podem mudar a Vida.

Neste contexto, hoje queremos chamar sua atenção para o uso correto das palavras. Como dizer eficientemente o que se quer para que sua mente seja programada corretamente e lhe permita agir da maneira necessária para o alcance dos seus objetivos? Como dizer ao outro o que você quer dele, de forma mais eficaz e de maneira que produza os resultados que você espera?

Para isto, trouxemos recomendações de como usar corretamente as palavras no nosso dia a dia para obtermos melhores resultados conosco e com o outro. São os chamados “Auxiliares Linguísticos” (ou “Poderes Mágicos”) da boa comunicação.

As orientações que se seguem foram adaptadas a partir das informações compartilhadas pela Academia Brasileira de Coaching em sua formação em Professional Coaching:

  •  Fale positivamente O QUE VOCÊ QUER, assim está mandando o comando correto para seu cérebro. Por exemplo, em vez de dizer “não quero perder este concurso”, diga, “vou passar neste concurso”. Percebe a diferença?
  • Mude a forma como usa a palavra NÃO. A frase que contém "não”, para ser compreendida, traz à mente o que está junto a ela. O “não” existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em “não”... (não vem nada à mente). Agora vou lhe pedir “não pense numa maçã vermelha”. Provavelmente você pensou numa maçã vermelha. Por isto procure falar no positivo o que você quer e não o que você não quer.
  • Em vez de dizer que vai TENTAR fazer algo, diga que vai fazer. Quem tenta pode não conseguir, mas quem se propõe a fazer, vai lá e faz.

  • Se há algo que você queira dizer sobre você que seja negativo, diga utilizando o verbo no passado ou utilize a expressão “AINDA”. Desta forma a informação que você transmite ao seu subconsciente é de que pode ser diferente. Por exemplo, em vez de dizer “sou ruim em matemática”, diga, “eu ainda não estou tão bom em matemática”. Ou seja, você pode ser melhor naquilo.

  • Evite utilizar palavras que remetem a dúvida quando for falar de algo que você pretende no futuro. Em vez de dizer “se”, diga, “QUANDO”: “Quando eu passar no vestibular...” Assim está criando uma alternativa futura e não uma mera possibilidade.

  • Da mesma forma, fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo do verbo no presente. Por exemplo, em vez de dizer “vou conseguir”, diga, “estou conseguindo”.

  • Em vez de dizer que algo é muito difícil para você, diga que é um DESAFIO. Desafios são superados.

  • Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar, “eu espero aprender isso”, fale: "eu sei que eu vou aprender isso”. “ESPERAR” remete a dúvida de que conseguirá.

  • Ao usar a palavra MAS, coloque após ela a informação positiva que você queira reforçar. O MAS nega tudo o que vem antes dele. Se digo, por exemplo: “Você é uma pessoa comprometida, inteligente, capaz, mas tem apresentado resultados ruins este ano.” Quem ouve esta frase fica focada na informação negativa e isto pode não motivá-la para a melhoria. Se digo:  “Você tem apresentado resultados ruins este ano mas é comprometido, inteligente e capaz e por isto pode fazer melhor...”; com certeza o impacto é diferente. Outra forma é substituir o MAS por E, quando indicado.

  • Mude o uso das palavras DEVO, TENHO QUE, PRECISO, pois elas pressupõem que algo externo o controla. Substitua-as por QUERO, DECIDO, VOU. Em vez de dizer “Eu tenho que emagrecer”, diga, “Eu decido emagrecer”. Faz diferença!

  • Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO que dão a ideia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO, ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai poder ou conseguir.

  • Traga as afirmações a respeito de si mesmo para o campo do Estado (Estar) e retire-as do campo da identidade (SER). Ex.: Em vez de dizer “eu sou muito distraído” diga “eu estou distraído”. Assim está criando a possibilidade de mudança e melhoria.

Reflita sobre estas questões, apreenda esta nova proposta e exercite diariamente em suas próximas comunicações. Há muito venho experimentado estas técnicas em minhas comunicações pessoais e profissionais e observado melhorias efetivas nos resultados.

Cuide bem de suas palavras que são reflexos de seus pensamentos e que influenciam seus resultados. Como diriam nossos avós: Palavras têm poder!!!

Uma boa semana para você!!!

Comentários