3 lições nos dias que antecedem o Natal...

Arquivo Pessoal - Autor: Vinicius Fernandes Carvalho de Mello

Como não poderia deixar de ser, nesses dias que antecedem o Natal, me pego a refletir sobre os fatos bíblicos e seus ensinamentos...

Tento silenciar minha mente, me desligando do barulho que fazem o Papai Noel do comércio e suas renas, e me conectando ao real sentido do Natal...

O nascimento de Jesus envolve fatos e personagens que promovem muitos ensinamentos, mas nesse texto, eu quis destacar apenas 3... (não por acaso):



Pensemos nos pastores – “Na época do nascimento de Jesus os pastores eram considerados pessoas que não mereciam confiança. Eram vistos como ladrões que invadiam roças alheias e costumavam ficar com parte dos produtos do rebanho. Eram empregados e não guardavam o sábado, pois tinham de acompanhar dia e noite os rebanhos, enquanto seus patrões eram observantes da Lei Mosaica, fiéis ao culto e ao repouso sabático.” (artigos, CNBB). Contudo, entre eles havia almas retas e corações puros. E aconteceu que naquela noite alguns velavam e guardavam o seu rebanho. “E eis que apareceu junto deles um Anjo do Senhor, e a claridade de Deus os envolveu, e tiveram grande temor. Porém, o Anjo disse-lhes: Não temais, porque eis que vos anuncio uma grande alegria, que terá todo o povo. Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc. 2, 8-11). Os pastores são os escolhidos de Deus para saber primeiro que o Messias havia nascido. Eles chegaram silenciosos e discretos para ver e a adorar o Menino Jesus .
  • Lição #1 – Há grandeza na condição de ser simples, não é preciso ter muito para ser muito! Quanto mais conservamos a simplicidade, mais capazes somos de nos encantar, apreciar e valorizar todas as coisas, pessoas e oportunidades que se nos apresentam.
Pensemos em Maria – Ela recebeu a honra mais elevada que um ser humano poderia ter, e Ela o fez com  humildade, reconhecendo a imensidão da graça concedida, e que todas as preocupações terrenas envolvidas naquela concepção não eram  nada perante a grandeza do que estava por vir.
  • Lição #2 – Precisamos estar preparados para dizer sim aos desafios que se apresentam para o cumprimento de nossa missão. Sermos escolhidos para grandes desafios não deve ser motivo de vaidade, pois a energia gasta para sustentar a vaidade, esvazia a energia imprescindível para ser. Quanto maior o desafio, maior a coragem e a humildade demandadas.
Pensemos no menino Jesus – Ele nasceu pobre, em uma manjedoura, sofreu todo o tipo de perseguição, mas realizou a maior de todas as missões para a humanidade.
  • Lição #3 - Diante de Seu exemplo, nossas desculpas, sobre todo o tipo de limitação que enfrentamos, para não realizar as coisas, tornam-se patéticas. Nada, nem ninguém pode ser o responsável pelo que não realizamos. O poder de realização está dentro de nós. Quando não utilizamos nossos poderes para realizar o bem, não estamos deixando de beneficiar apenas a nós mesmos, mas a todos a nossa volta.
São inúmeras as lições que podemos tirar desse momento fundamental na história do cristianismo. O que pode ser apreendido depende de cada um...

A todo o momento devemos refletir... O que está acontecendo a minha volta? O que eu sei sobre esses fatos? O que eu preciso saber? O que eles podem me ensinar? Como eles podem me inspirar?

Depende de cada um... Só não podemos passar incólumes, sem reflexão, sobre tudo o que acontece à nossa volta.

Desejo a todos vocês nesse Natal muitas dúvidas, curiosidade, reflexões, aprendizado, crescimento com  simplicidade, humildade, coragem e realizações!

Comentários