AUMENTE SEU PODER DE REALIZAÇÃO

pixabay.com




"Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável."  Sêneca


Você costuma definir metas para sua vida pessoal e/ou profissional? Sabe aonde quer chegar? Para onde está indo? Tem claro para você o que pretende realizar nos próximos meses, no próximo ano, na próxima década? Conhece os melhores caminhos e quais estratégias utilizar para realizar seus sonhos? 

Se você não tem o costume de definir metas ou nem se preocupa muito com isto, é melhor começar a rever esta prática. Como bem disse o gato do filme Alice no País das Maravilhas, “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Você pode estar fazendo coisas que não contribuirão com seus planos ou pode estar deixando de fazer algo que poderá te ajudar a realizá-los, simplesmente porque não tem metas claras e bem definidas.

Então, comece hoje mesmo pensando em suas metas para o próximo ano ou próximos anos. Reserve um tempo para defini-las e escrevê-las.

Pense em quem você quer ser, aonde quer chegar em um determinado espaço de tempo, como deseja estar. Baseado nestas análises defina seus objetivos de vida a curto, médio e longo prazo.

A partir daí, ligado aos seus objetivos, tenha metas claras, ou seja, para cada objetivo defina metas que se realizadas contribuirão para o alcance daquele objetivo em específico.

Ao definir suas metas, procure atentar-se para as algumas orientações:

  • Seja o mais específico possível. Detalhe ao máximo o que você quer com a sua meta. Quanto mais informação melhor orientado você estará para alcançar o que deseja.
  • Pense em metas que realmente signifiquem algo para você. Se assim o fizer, estará mais motivado para trabalhar para alcançá-las e se sentirá realizado quando conseguir.
  • Estabeleça metas que o desafiem a seguir em frente apesar das dificuldades. Metas muito fáceis podem lhe fazer acomodar.
  • Por outro lado, defina metas realistas, possíveis de serem alcançadas, mesmo que com muito esforço. Se pensar em metas impossíveis isto também lhe desmotivará.
  • Sempre deixe explícito o prazo final para o alcance de sua meta. Sugiro ainda definir prazos intermediários para que você possa acompanhar melhor suas estratégias e mudá-las se necessário para garantir a realização do que se propôs. Se deixar para checar o prazo só no final corre sério risco de não cumpri-lo.
  • Avalie uma forma de conseguir mensurar suas metas. É preciso pensar em uma forma de você medir o que pretende alcançar.
  
Metas definidas, escolha um local estratégico em sua casa ou ambiente de trabalho e deixe-as visíveis. Visualizar as metas constantemente contribui para que você as realize.

A partir daí, trace um plano de ação para cada meta definida. Neste plano tenha claro o que precisa fazer, quando fazer, quem envolver, onde será feito o quê, como fará as ações necessárias. Novamente, seja específico em suas ações. Detalhar corretamente os passos necessários para alcançar sua meta lhe ajudará a concretizá-la.

E por fim, inclua estas ações em sua agenda de tarefas e compromissos para que estejam ativas em suas revisões periódicas conforme tratamos no post sobre como Aumentar sua Produtividade.

A partir de agora, para lhe ajudar a manter o foco e a canalizar toda a sua energia para o alcance de suas metas e realização de seus objetivos, todas as vezes que for se envolver em algum projeto ou a assumir algum compromisso, pense se eles estão ligados aos seus objetivos e metas e se vão contribuir com eles. Caso contrário, não perca tempo. A não ser que daí surjam novos objetivos e metas ou que você queira rever seus objetivos atuais. Se assim o for, é só replanejá-los.

O importante é que agindo desta forma você estará mais focado no que realmente importa para você e fará escolhas inteligentes que contribuirão com a realização de seus sonhos.

Aproveite que estamos praticamente no final de 2014 e faça seu planejamento para 2015 pensando nestas orientações. E ao final do próximo ano perceba como conseguiu realizar mais coisas do que normalmente realiza. São as maravilhas de um bom planejamento e acompanhamento.

Boa Semana pra você, repleta de realizações!
 



---------------------------------------------------------------------------------------
 Se você gostou deste Post, curta, compartilhe, comente! Mais do que repassar informação ou compartilhar conhecimento, acreditamos que a troca de experiência que estas ações promovem têm ainda muito mais a acrescentar à nossa formação.

 

Comentários

  1. oiiii, Esse post chega em ótimo momento em que temos que avaliar e planejar o ano de 2015. As dicas vão ajudar muito. Obrigada!!!!
    Valquiria - Arte-educadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Valquiria! Muito bom saber que estamos cumprindo nossa missão e inspirando mudanças positivas. Estaremos sempre prontos a contribuir. Gde abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários