Quer saber como sua personalidade foi formada?

As 9 estratégias comportamentais na formação da Personalidade na busca pelo amor.  

Arquivo Pessoal - Antônio Carlos Soares

Para ser mar o rio nasce frágil e lento, puro e cristalino. Ao caminhar começa a receber do ambiente o que tem ao seu redor, e carrega com ele um pouco do lugar por onde passa. Talvez o rio recebeu de outros rios águas ainda mais puras ou águas mais turvas... Enfrentou desafios, pedras, saltos, barramentos e ainda teima em ser mar... Qual será a alegria do rio ao perceber que sua jornada chegou ao fim?

Nessa metáfora quero propor uma reflexão sobre como nascemos e estamos vivendo até hoje. Quais influências tivemos para pensarmos e agirmos como fazemos hoje? Não sei por onde você passou, mas você foi projetado perfeito, como Deus é perfeito. Para que um espermatozoide possa fecundar um óvulo, ambos precisam estar perfeitos, caso contrário seriam eliminados... Se somos projetos para a perfeição o que interfere no caminho?

Segundo a programação neurolinguística é como se, em nossas mentes, fôssemos  programados pelo que vivemos e principalmente pelo o que sentimos. Daí, as primeiras influências que temos, desde a fecundação, são dos nossos pais, principalmente da nossa mãe. O amor com o qual fomos gerados já pode ter sido uma influencia na pureza e perfeição inicial. Depois as emoções que a mãe sentiu, em especial o amor pelo novo ser que estava em seu ventre, foi moldando seu corpo e mente.

Até os dois anos de idade o subconsciente é aberto, o bebê ainda não tem consciência do que acontece ao seu redor, portanto sente o mundo sem entendê-lo. Algumas doenças aparecem nesse período muito pela influência dos pais, talvez pelo nervosismo, medo ansiedade e até a rejeição. A criança capta tudo, como um riacho em curso que somente recebe e aceita como verdade e carrega em si para toda sua vida.

De acordo com a linha de estudos do ENEAGRAMA, após os dois anos de idade começa-se formar definitivamente a personalidade,  e, já com a parte consciente e subconsciente, continua captando e analisando as alternativas para ser amado. O Eneagrama considera que nossa personalidade foi formada à partir da necessidade de amor. Esta fase vai até os 6 ou 7 anos. Dessa forma essa criança adaptou-se ao ambiente, como o rio se adapta ao seu leito para continuar sobrevivendo e recebendo o amor.

Daí pode adotar uma entre nove estratégias. 1 - Pode se tornar mais perfeccionista, pois talvez os pais assim exigiam ou ainda pela necessidade de mostrar perfeição em suas ações. 2 -Talvez teve que ser mais ajudador, servidor para poder ganhar algum carinho. 3 - Talvez teve uma personalidade mais competitiva e adotou a estratégia de querer ser melhor que os demais e assim receber elogios. 4 - Talvez se sentiu injustiçado, diferente e especial demais e tornou-se mais melancólico e emotivo. 5 - Pode também ter renegado o amor e buscado no conhecimento e no isolamento algo que o consola. 6 - Mas também pode ter sentido medo e falta de controle em casa, dos pais e desenvolveu dúvidas e dependências de outras pessoas. 7 - Pode também ter se tornado positivista, idealista, futurista com alegria extrema talvez para não ver as coisas ruins que o cercava dentro de casa. 8 - Outro tipo de personalidade é de uma pessoa forte, pois precisava enfrentar situações em que só os fortes sobreviviam e, para isso, a força muitas vezes se transforma em agressividade. 9 - Por ultimo, pode ter se tornado passivo, amoroso, bondoso e ainda acomodado para aceitar o que lhe propuserem.

No post AMAR E NÃO DEPENDER DO AMOR DO OUTRO apresento uma reflexão importante sobre ficar esperando ser amado ou como ser mais feliz não dependendo do amor do outro e proponho uma forma disso acontecer.
 
Não sei o que seu rio recebeu ao longo da sua jornada, mas lembre-se que para ser mar é necessário identificar os excessos, aquilo que o desequilibra. Aproveitar o curso para ir se purificando pelo caminho e equilibrando. O auto perdão é uma boa forma de realizar esse processo. O perdão aos outros também. A crença que você pode ser melhor a cada dia pode te fazer ser melhor. Ter atitudes que demonstrem seu equilíbrio emocional e físico. Por fim, a felicidade em dizer: Não importa de onde vim ou por onde passei, o que importa é que fiz o meu melhor e, por isso, SOU A MELHOR VERSÃO DO RIO ANTES DE SER MAR.

Comentários

  1. Nossa!!!! Adorei o texto!!! Parabéns Antônio Carlos, me identifiquei bastante.
    Aproveito para parabenizar as autoras, Daniela Mello e Gilze Oliveira, o trabalho de vocês está magnífico. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sinto-me feliz pelo seu comentário e continuamos na busca por ser e fazer melhor as coisas! Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários