Pense Diferente!


http://www.pablopicasso.org/

Você se atrai pelo tema “criatividade”? Eu me atraio muito... o tema me instiga.

Recentemente li alguns artigos sobre processo criativo que fizeram minhas ideias borbulharem. Dentre esses textos, recomendo a leitura de dois muito inspiradores: “15 mandamentos da criação” de Fellipe Torres e “ROUBE COMO UM ARTISTA: Um manifesto sobre a criatividade” de Cláudia Zalaquett, ambos no lounge.obviousmag.org.

Há pessoas que associam o tema apenas a artistas, ou acham que é coisa a ser estudada e aprofundada pelos profissionais das áreas humanas e sociais. Ah, sim, para os escritores, arquitetos e designs também. Enganam-se. Como escreveu Szilard, “O cientista criador tem muito em comum com o artista e o poeta”.

Todos deveríamos nos dedicar ao tema. Se não bastasse a justificativa, do ponto de vista do coletivo, de que é através de ideias criativas que o mundo evolui e se mantém dinâmico, podemos acrescentar, que no plano individual, a criatividade nos torna mais produtivos na vida pessoal e profissional. E, como dito por Austin Kleon, “...é no ato de criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos”. Ou seja, nossa identidade se revela no processo criativo – aquilo que fazemos de melhor.

É possível fazer qualquer coisa que seja nessa vida, sem usar criatividade? Sim, se quisermos decretar a nossa morte intelectual. E NÃÃÃO, para todos nós que buscamos a evolução permanente! Vygotsky já dizia que a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem.

Quantos exemplos temos de pessoas que, por terem o “comichão” da criatividade transformam vidas, processos, organizações?

O Papa Francisco é para mim um grande exemplo atual de profissional criativo. Vejam o que esse homem tem feito pela igreja, através da abordagem criativa sobre os mesmos temas e assuntos que são discutidos há anos.

E você, se tivesse que escolher, sem pensar muito, uma pessoa que considera criativa, quem seria? Por quais motivos?

Certamente, você considera que essa pessoa seja brilhante... Mas a criatividade não é privilégio das mentes brilhantes. Qualquer um de nós pode ser mais ou menos criativo, depende do quanto queremos e treinamos. Sim, “para ser criativo, é necessário treino... é preciso abastecer a nossa mente com referências inspiradoras”, como escreveu Cláudia Zalaquett.

Para mim, criatividade não é originalidade, é olhar algo que já existe e encontrar novas abordagens, combinações, aplicações. Pode ser que desse processo surja algo completamente novo, ou não. Pode ser que de novo tenha apenas a sua interpretação. Não importa. O importante é o exercício de expandir o seu olhar sobre todas as coisas!

Yohji Yamamoto sugere “comece copiando o que você ama. Copie, copie, copie, copie. Ao final da cópia, você encontrará a si mesmo”.

Treine o seu olhar! Abra-se para todo o tipo de inspiração, vinda de todas as áreas do conhecimento. Como dito no post Inspire-se, “a combinação de conhecimentos expande o universo da criatividade e da inovação...”

Podemos encontrar inspiração tanto nos livros, nos tratados científicos, como em filmes, música, fotografias, pinturas, viagens, na natureza, “enfim, o mais importante é colecionar boas ideias e ser curioso em relação ao mundo em que vivemos. Observe, questione, e se necessário, use o Google!”, palavras da Claudia Zalaquett.

Veja abaixo trechos inspiradores que destaquei do texto do Fellipe Torres :

ESQUEÇA O TALENTO - Se talento (habilidade intrínseca, inata) existe, tem importância quase irrelevante. As pessoas que fazem diferença em suas áreas geralmente enfrentaram dificuldades.

COMETA ERROS - Se você quer mesmo criar, o erro é prerrogativa. Se não erra, é porque não está em movimento. Não evolui.

SAIA DA ZONA DE CONFORTO – Pesquise em áreas diferentes e lugares diferentes, faça experiências novas com o próprio trabalho. Varie entre diversas áreas para se afastar e avaliar o seu trabalho.

SAIBA COMPARAR - Pense por analogia, construa metáforas. Perceba semelhanças em questões ou assuntos que aparentemente não estão relacionados. Desenvolva experiência razoável em várias atividades distintas, de maneira que consiga criar feixes de significado entre elas. E quanto menos uma atividade tiver a ver com a outra, melhor. É o que se chama de inserção de um "elemento anárquico" dentro do processo criativo.

PENSE DIFERENTE - Saiba praticar o pensamento divergente, que busca alternativas a partir de informações aparentemente inúteis. Tenha coragem de fazer o contrário do que é feito (o sistema de pensamento das empresas e do sistema educacional é convergente, busca respostas como sim ou não, certo ou errado).

FAÇA PORQUE QUER - Motivações extrínsecas (fama, dinheiro) são limitadas. Faça algo porque é importante para você. Quando estiver de fato envolvido, haverá uma abdicação do “eu”, e você passará a fazer parte do todo.

DESCUBRA O QUE AMA FAZER - Para qualquer pessoa, é essencial encontrar uma atividade que produz significado, cuja finalidade está no processo, e não no produto final. Quando há envolvimento intenso, paixão pelo que faz, você aumenta a tolerância ao desconforto. Por isso, diminui o tempo necessário para se tornar excelente no que faz.

FAÇA RASCUNHOS - Sempre carregue um bloco de anotações de ideias para não desperdiçar nenhum pensamento ocasional. Criar não é fazer o inédito, e sim o lugar-comum que todo mundo esquece. Fazer esboços é importante para estimular o pensamento, internalizando informações.

E por último, destaco a mensagem do Fellipe Torres que quero para finalizar esse post: "O trabalho produz inspiração e não o contrário. A prática e o treino, associados a uma aumento gradativo do nível de dificuldade, gera insights, ideias, revelações. Para controlar a frequência com que isso acontece, é preciso muita disciplina".

Assim como fazia o grande gênio Picasso, cuja obra ilustra esse post, meu desafio de hoje, para você é: pense diferente! 
--------------------------------------------------------------------

Se você gostou deste Post, curta, compartilhe, comente
Alimente essa corrente de troca de experiências para a expansão de cada um e de todos nós.

Comentários

  1. Fantástico!!!! Você juntou em um texto só as várias estratégias que usamos para justificar o ensino de arte, pois a maioria pensa que só quem tem dom pode desenvolver habilidades artísticas e ser uma pessoa criativa. Obrigada!
    Valquiria Leony. Arte-educadora.
    Kyll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kyll, fico feliz que você tenha gostado! Obrigada pelo retorno positivo. É verdade, muita gente negligencia essa área tão importante para o desenvolvimento integral de nosso ser. Desejo que você tenha sucesso em sua missão de ensinar e propagar a importância da arte e da criatividade na vida de seus alunos. Um abraço!

      Excluir
  2. Daniela! Parabéns pelo texto. Adorei poder fazer parte dele. É sempre muito bom falar sobre criatividade e pensar diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia! Que bom receber um retorno seu sobre o texto. Obrigada pela sensibilidade e generosidade desse gesto. Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários